sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Farmacêutica Nycomed celebra seu 56º aniversario no Brasil neste dia 20


A Nycomed, empresa farmacêutica global com sede na Suíça, comemora no dia 20 de agosto seu aniversário de 56 anos no Brasil. Após a aquisição da Altana Pharma em 2007, a Nycomed tem investido muito no Brasil, um dos cinco principais mercados para a empresa atingir seu objetivo estratégico: dobrar de tamanho em cinco anos.

Segundo Luiz Eduardo Violland, presidente da Nycomed Pharma no Brasil, qualquer companhia multinacional disposta a crescer precisa estar presente e investir no Brasil de maneira consistente. A Nycomed, ao contrário de muitas companhias farmacêuticas, aumentou sua participação no mercado e só no primeiro semestre de 2010 lançou dois produtos que pretendem se tornar líderes em seus segmentos: o Siilif, indicado para a síndrome do intestino irritável e o TachoSil, adesivo cirúrgico indicado para conter hemorragias em cirurgias hepáticas. Até o final do ano a empresa deve lançar mais um medicamento indicado para a doença do refluxo esofágico.

Além disto, a Nycomed ocupa o 5º lugar no mercado de medicamentos isentos de prescrição no Brasil com produtos como Neosaldina, Eparema e Nebacetin. “Outros lançamentos estão por vir ainda em 2010 e nosso pipeline é robusto para os próximos anos”, conta Violland. “Iremos entrar no mercado do tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) com um produto inovador em sua categoria em 2011”.

Os cerca de mil colaboradores no Brasil estão divididos entre o escritório central, a área de vendas e a fábrica, localizada em Jaguariúna (interior paulista). Instalada em um terreno de 218.792 m2, a planta tem capacidade produtiva de 100 milhões de unidades/ano. Segundo Luiz Fortuna, Diretor Industrial, a planta de Jaguariúna, inaugurada em fevereiro de 2002, com investimentos na faixa de US$ 55 milhões, se destaca entre as 19 fábricas da Nycomed em todo o mundo e é a única unidade fabril da empresa aprovada como backup para a produção do seu principal medicamento de prescrição, o Pantozol. A fábrica da Nycomed emprega cerca de 500 pessoas, gerando muitos benefícios indiretos para a região de Jaguariúna e Campinas.

Outro fator decisivo para o sucesso da companhia é a visitação médica. Os cerca de 400 representantes de vendas visitam em torno de 34 mil médicos no Brasil, levando informações sobre a ampla linha de produtos da Nycomed, que hoje ocupa a 11º posição em faturamento no ranking das farmacêuticas no Brasil, segundo dados do IMS Health.

A Nycomed também investe em programas de responsabilidade social corporativa e pretende ampliar as ações em 2011. “Além da qualidade dos produtos que deve ser inquestionável, para crescer é preciso respeitar o meio ambiente e gerar valor para todos os públicos envolvidos em nosso negócio”, comenta Violland. “Sem dúvida, o Brasil faz parte do crescimento da companhia mundialmente e cabe a nós fazermos com que este crescimento seja sustentável”.


Fonte: Comunicação Corporativa Nycomed Brasil