quarta-feira, 20 de julho de 2011

Alcon e Sandoz alavancam lucro da Novartis


O resultado líquido do grupo Novartis no segundo trimestre deste ano aumentou 29% face ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela divisão de cuidados oculares da Alcon e pela subida nas vendas da unidade de genéricos da Sandoz, avança o jornal económico OJE.



As receitas, excluindo alguns custos, foram de 3,56 mil milhões de dólares (2,51 mil milhões de euros), um valor que compara com os 2,77 mil milhões de dólares (1,95 mil milhões de euros) reportados no mesmo período de 2010, anunciou a farmacêutica suíça em comunicado.



O CEO, Joseph Jimenez, vê na Alcon – cuja aquisição foi concluída em Abril –, uma oportunidade para alavancar o crescimento, assim como nos novos produtos, onde se inclui o Gilenya® (medicamento para a esclerose múltipla).



A Novartis, a segunda maior farmacêutica da Europa em termos de receita (a seguir à Roche), vai perder, em 2012 e em 2015, a protecção das patentes nos EUA dos seus medicamentos com maior sucesso de vendas, o Diovan® (para a hipertensão) e o Gleevec® (tratamento de cancro), respectivamente.



A companhia reiterou a previsão do crescimento de vendas para este ano, em torno de dois dígitos, excluindo alterações cambiais. Quanto ao lucro, não avança projecções. A Alcon, que fabrica as lentes de contacto Ciba Vision® e medicamentos oculares, gerou receita de 2,6 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros), segundo a Novartis, acrescentando que, caso a empresa fizesse parte do grupo há um ano, este valor representaria uma subida de 12% nos resultados.



Joseph Jimenez acrescentou ainda que a Novartis continua interessada em aquisições de pequena dimensão, embora se tenha escusado a comentar se a companhia está interessada no negócio de saúde animal da Pfizer, ou na fabricante de vacinas austríaca Intercell, na qual detém uma participação de 15%, refere a agência de informação financeira Bloomberg.

Lucro trimestral da Johnson & Johnson cai 19,4%


A Johnson & Johnson fechou o segundo trimestre com lucros de 2700 milhões de dólares (1919 milhões de euros), menos 19,4% do que os 3450 milhões de dólares (2452 milhões de euros) obtidos em período homólogo no ano passado, anunciou esta terça-feira a companhia, citada pelo Dinheiro Digital.



Sem itens extraordinários, contudo, os lucros ascenderiam a 3500 milhões de dólares (2487 milhões de euros), o que representaria uma subida de 1,45%.



A facturação aumentou 8,3%, para os 16.600 milhões de dólares (11.796 milhões de euros).

terça-feira, 19 de julho de 2011

Daiichi Sankyo lança LIXIANA® no Japão


Continuando a apostar na sua carteira de produtos cardiovasculares, a Daiichi Sankyo anunciou o lançamento do medicamento LIXIANA® (edoxaban) no Japão. Este anúncio segue-se à primeira aprovação de comercialização do edoxaban 15 mg e 30 mg em comprimidos pelo Ministério japonês da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, em Abril de 2011, e marca a primeira vez que o edoxaban está comercialmente disponível aos doentes em todo o mercado global, avabça a companhia, em comunicado.

Edoxaban é um anticoagulante oral de uma toma diária, que, especifica, reversível e directamente inibe a enzima, o Factor Xa, um factor de coagulação no sangue. Resultados de ensaios clínicos apoiam a aprovação do edoxaban para a prevenção do tromboembolismo venoso (TEV) em doentes com artroplastia total do joelho, artroplastia total da anca e cirurgia de fractura da anca.

"O lançamento de hoje do edoxaban marca a estreia mundial do medicamento, o que representa um avanço emocionante para os doentes que necessitam de prevenção de TEV após cirurgia ortopédica", disse Joji Nakayama, presidente e CEO da Daiichi Sankyo. "Edoxaban demonstrou eficácia em ensaios clínicos sólidos nesta população de pacientes. O seu perfil farmacocinético e farmacodinâmico previsível permite uma conveniente dose única diária".

O programa de desenvolvimento clínico global para o edoxaban está focado em várias indicações, incluindo a prevenção do AVC em pacientes com fibrilação atrial (FA) e tratamento e prevenção da TEV recorrente.

Edoxaban está a ser avaliado no ensaio de fase final para analisar a sua eficácia e segurança na prevenção de acidente vascular cerebral (AVC) e eventos embólicos sistémicos em doentes com FA. Mais de 21 mil doentes com FA em 46 países estão a ser examinados, neste que é o maior estudo nesta indicação até à data.

A Daiichi Sankyo está actualmente a recrutar pacientes para outro estudo de Fase III do medicamento para o tratamento e prevenção de TEV recorrente, envolvendo aproximadamente 7.500 pacientes em 450 locais clínicos em cerca de 40 países do mundo.

Fumaça passiva de cigarro pode provocar perda auditiva em adolescentes

As leis criadas pelo Brasil para proibir o fumo em ambientes fechados têm uma boa razão para existir: quem quer fumar deve prejudicar só a si mesmo, certo?
Recentemente, cientistas descobriram mais uma desvantagem na lista das muitas do fumo passivo: perda de audição em adolescentes.
Os pesquisadores testaram mais de 2.000 adolescentes em busca de cotinina, um indicador de exposição à fumaça do tabaco. Depois de eliminar os fumantes do estudo, eles ficaram com 799 não fumantes, cujos níveis de cotinina indicavam exposição ao fumo passivo, juntamente com 754 que não foram expostos à fumaça de cigarro.
Após o controle de muitas variáveis, eles descobriram que quanto maior o nível de cotinina no sangue de um participante, maior a probabilidade de que ele tivesse algum tipo de perda auditiva.
Mais de 17% no grupo com níveis de cotinina mais elevados apresentaram perda auditiva em baixas frequências.
Os pesquisadores ainda não podem afirmar com certeza de que forma a exposição ao fumo passivo pode causar o dano, mas o tabaco é conhecido por afetar o fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos menores, do tipo que o ouvido interno depende.
Segundo os cientistas, a maioria das crianças, cerca de 85%, nem sequer tinha conhecimento de sua perda auditiva. Sendo assim, que tal os pais buscarem ter? Principalmente os fumantes.[NewYorkTimes]

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Procter faz recall dos antissépticos bucais Oral-B


A Procter & Gamble, a maior fabricante do mundo de produtos para o lar e higiene pessoal, anunciou ontem que irá recolher alguns tipos de antissépticos buncais Oral-B no Brasil. A medida preventiva foi tomada depois que foram encontrados agentes microbianos fora de especificações em alguns produtos fabricados em uma de suas unidades tercerizadas na Colômbia.
Serão recolhidos os antissépticos bucais Oral-B nos tamanhos de 2 litros, 750 ml e 500 ml. A P&G revela que os produtos " praticamente não representam nenhum risco a pessoas saudáveis. "

Parasitas, nosso muito obrigado por ter dado origem ao sexo


Agradeça a todos os patógenos e parasitas do mundo: sem eles, o sexo não poderia existir tal como conhecemos hoje. Um novo estudo descobriu que, em organismos que se reproduzem tanto sozinhos quanto com um parceiro, a escolha pela reprodução sexuada é motivada pela corrida pela sobrevivência entre o hospedeiro e o patógeno.
Sem a presença de um patógeno, a tendência é que o organismo hospedeiro se reproduza assexuadamente. Isso porque, quando ameaçado por um patógeno em constante evolução, o ser hospedeiro necessita de parceiros sexuais para também evoluir.
Na tentativa de explicar o motivo pelo qual os animais escolheram a reprodução sexuada ao invés da assexuada, os cientistas sugeriram a “Hipótese da Rainha Vermelha”, que diz que quando um predador se desenvolve, a sua presa tem que evoluir conjuntamente para se manter viva. Se parar de buscar a evolução, ela morre.
A reprodução sexual permite que um organismo misture e combine seus genes com outro, facilitando a evolução e aumentando as defesas contra invasores. Estudos de campo mostraram que, em estado selvagem, caracóis que se reproduzem tanto assexuadamente como sexualmente escolhem a via sexual com mais frequência quando há muitos parasitas no ambiente.
Como a pesquisa ocorreu fora do laboratório, é difícil ter a certeza que outros fatores não influenciaram o resultado. Por isso, pesquisadores fizeram o teste da “Rainha Vermelha” para descobrir se a ideia da coevolução gerar a reprodução sexuada diretamente é verdadeira.
Uma população de lombrigas foi modificada de modo que algumas se reproduziam assexuadamente e outras podiam usar apenas o sexo para se reproduzir. Um terceiro grupo – no qual cerca de 20% a 30% se reproduz sexualmente – foi deixado na forma selvagem.
As lombrigas que se reproduzem sexualmente sobreviveram tanto em contato com bactérias sexuadas quanto assexuadas. As lombrigas assexuadas sobreviveram em contato com bactérias que não podiam evoluir. Quando elas encontraram bactérias que se reproduzem sexualmente, entretanto, houve um massacre de lombrigas.
Tudo indica que se a espécie assexuada de lombrigas se encontrasse com bactérias que evoluem geneticamente, elas poderiam ser levadas à extinção em menos de 20 gerações, o que é incrivelmente rápido.
Não precisa torcer para que parasitas continuem infestando humanos: mesmo que todos os patógenos perigosos desaparecessem, o ser humano continuaria se reproduzindo através do sexo. Mas o estudo sugere que muito, muito tempo atrás, foram os parasitas, bactérias e vírus que levaram nossos antepassados a se acasalarem.
O estudo não comprova que a coevolução com os parasitas foi a razão do surgimento do sexo – mas pode ser a explicação para sua a evolução.
[LiveScience]

NICE rejeita uso de Lucentis® da Novartis


a orientação final publicada na passada sexta-feira, o Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica do Reino Unido (NICE em inglês) reiterou uma decisão anterior e recomendou a não aprovação do financiamento pelo National Health Service do Lucentis® da Novartis (ranibizumaba) para o tratamento de doentes com edema macular diabético, avança o FirstWord.
A Novartis vai recorrer desta decisão.

Andrew Dillon, presidente-executivo do NICE, afirma que "apesar da eficácia demonstrada de Lucentis®, em testes clínicos, no tratamento do edema macular, não houve capacidade de avaliar o benefício, a nível económico, comparativamente ao tratamento por fotocoagulação a laser para esta condição." Dillon observou que a análise de custo da Novartis para o fármaco baseia-se em "suposições implausíveis" e que segundo as estimativas mais realistas, o preço seria "substancialmente superior" aos limites estabelecidos pelo NICE.

O NICE já recomenda o reembolso de Lucentis® para o tratamento da degeneração macular relacionada com a idade, e afirma que a farmacêutica subestimou o custo para os doentes que precisam tratar ambos os olhos. Lucentis® custa cerca de £742 (1195 dólares) por injecção mensal e a Novartis ofereceu-se para pagar o fármaco aos doentes que necessitassem de mais de 12 injecções.

Em resposta, a Novartis afirmou: "a terapia a laser tem uma estabilização da visão em muitos doentes, mas geralmente não melhora a visão, e apesar do tratamento muitos dos pacientes continuam a perder a visão." A companhia acrescentou que "Lucentis® demonstrou o dobro da probabilidade de ganhar visão e de reduzir a possibilidade de perdê-la, até três vezes, em comparação com o laser". De acordo com a Novartis um estudo revelou que os doentes necessitariam de uma média de 8-9 injecções no primeiro ano de tratamento e 2-3 no segundo ano.

A decisão final do NICE é esperada no próximo mês.

Beber dois litros de água por dia não tem efeitos na saúde

Um artigo recentemente publicado no British Medical Journal refere que a recomendação de beber dois litros de água por dia não produz qualquer efeito positivo sobre a saúde, avança o portal Fábrica de Conteúdos.

De acordo com a autora do artigo, não existem"evidências científicas" de que ingerir dois litros de água por dia seja benéfico para a saúde". A medida pode, no entanto, comprometer o nível normal de sódio no sangue, alerta a especialista, citada pela Folha de São Paulo.

A clínica explica ainda que o consumo elevado de água por dia poderá ser eficaz somente para pacientes que têm pedras nos rins e sublinha que a ingestão do líquido não evita a formação de pedras no órgão em quem nunca sofreu do problema.

Indústria Farmacêutica registra 10% de crescimento nas vendas em 2011


A CPhI – o maior evento de insumos para a indústria farmacêutica – que acontecerá no Transamerica Expo Center, em São Paulo, durante os dias 24, 25 e 26 de agosto,promoverá um amplo debate sobre os caminhos da indústria farmacêutica com os principais nomes no cenário nacional e internacional, entre eles, Dirceu Barbano, Diretor-Presidente da ANVISA e Odnir Finotti, presidente da Pró-Genéricos

As perspectivas para a indústria farmacêutica em 2011, não poderiam ser melhores. De acordo com a consultoria especializada nesse mercado, a IMS Health, este ano as vendas no setor devem ser alavancadas em 10%. A mesma pesquisa demonstra ainda que até 2015 o crescimento anual deve se manter na casa dos dois dígitos.

Consequentemente, o faturamento também registra alta. Segundo a Lafis consultoria, o crescimento que ano passado foi de 9,19%, em 2011 deve chegar a 9,28%. O que significa um aumento de R$ 36,74 bilhões para R$ 40,15 bilhões respectivamente.

Não é a toa que o Brasil possui a maior rede de farmácias e drogarias do mundo, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia, são 60 mil distribuídas em território nacional. Desde estabelecimentos com bandeiras conhecidas, grandes redes, até pequenos e médios comércios.

O incremento do setor farmacêutico é maior que o registrado em outros países em desenvolvimento, perdendo apenas para a China. Algumas justificativas para esse cenário tão positivo é a ascensão das classes C e D, o envelhecimento da população e o aumento da preocupação com a saúde e a estética que vem beneficiando os laboratórios e os estabelecimentos comerciais, isso, sem esquecer a valorização do Real – já que grande parte da produção brasileira depende da importação de insumos.

Nesse contexto surge a CPhI 2011, o maior evento de insumos para a indústria farmacêutica. Em sua quarta edição, o evento procura discutir com empresários e especialistas do setor os prósperos rumos que o mercado farmacêutico está tomando e, fomas de melhorar ainda mais este panorama.

Para isso, paralelamente ao evento – onde estarão expostas as maiores novidades do setor – acontecerá a CPhI Conference. Um ciclo de palestras destinado aos mais variados assuntos sobre o mercado farmacêutico.

A Anvisa estará presente na abertura da CPhI Conference, falando de perspectivas e oportunidades para a indústria farmacêutica no Brasil e no mundo. E quem falará será o Sr. Dirceu Barbano, Diretor-Presidente da instituição.

Patentes – Vencimento, concessão, desafio dos vencimentos de patentes/licença compulsória, direito à proteção da propriedade intelectual de produtos farmacêuticos, patente como alavanca para a inovação.

Pharma Sourcing - registro de insumos farmacêuticos, novo modelo comercial, estratégias de fornecimento para mitigar riscos, desafios e oportunidades para Pharma Sourcing no atendimento do crescente mercado de oncologia, fornecimento de bioequivalentes, são alguns dos tópicos levantados por José Abdallah, presidente da ABRIFAR.

Genéricos – Um dos pilares responsável pela boa forma da indústria farmacêutica, os medicamentos genéricos terão como representante o NextGen – série de debates onde assuntos relacionados ao tema serão estabelecidos, entre eles, identificar as melhores oportunidades para as próximas oportunidades para genéricos e sua inserção e aumento de participação no mercado nacional e internacional. O presidente da Pró-Genéricos, Odnir Finotti fará a abertura do módulo.

CPhI South America, Transamerica Expo Center, 24, 25 e 26 de agosto de 2011, das 14 às 20 horas, Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo.|Site: www.cphi-sa.com.br

UBM Brazil-A UBM é líder global em mídia de negócios. Sediada em Londres e presente em mais de 30 países, a UBM é provedora de negócios para diversos mercados. O grupo, que conta com 6,5 mil funcionários, aproxima compradores e fornecedores em todo o mundo por meio de eventos especializados e de mídias impressas e eletrônicas. No Brasil, iniciou sua operação em 1994, sendo a 1ª multinacional de feiras a entrar no mercado, e conta com uma equipe com mais de 15 anos de experiência no setor.

Portal Fator Brasil