Setor é um dos que mais cresce na empresa com mão-de-obra qualificada, planejamento e melhoria de processos.
Crescimento, qualificação profissional, qualidade e competitividade sem necessidade de altos investimentos. A combinação soa estranha, mas pode ser utilizada para explicar o avanço do setor de injetáveis do Laboratório Teuto. A empresa é hoje um dos maiores, se não o maior, produtor deste tipo de medicamento no mercado brasileiro, graças à eficiência de suas linhas de produção.
De acordo com o diretor industrial do Teuto, Carlos Andrade, o crescimento dos injetáveis na empresa foi muito grande. "Nos últimos cinco anos, sem realizar investimentos, conseguimos saltar de uma média de 5 milhões de ampolas/mês para 15 milhões de ampolas/mês. Um recorde dentro da indústria. Um crescimento de 200%", revela.
O setor de injetáveis hoje trabalha em três turnos com 130 colaboradores. Dentre eles três farmacêuticos com dedicação exclusiva ao setor. A alta produtividade de injetáveis do Laboratório Teuto o coloca sempre apto a fornecer, além da qualidade, ótimos preços para os seus clientes.
Carlos explica que os resultados foram alcançados principalmente pelo foco do Laboratório Teuto em melhorar seus processos. Hoje, todos os setores de produção do Teuto trabalham de acordo com o sistema Lean ou Produção Enxuta, um sistema que surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a 2ª Guerra Mundial.
Neste tipo de sistema de produção os lotes de produção são pequenos, o que permite uma maior variedade de produtos e rapidez na disponibilização dos produtos (menor lead time). Alem disso, os trabalhadores são multifuncionais, ou seja, são qualificados para operar em diferentes etapas do processo quando necessários.
"As linhas de produção de injetáveis possuem excelência em eficiência e produtividade", observa o diretor. Com isso o Teuto conseguiu, ao mesmo tempo, conquistar o mercado e com um excelente nível de qualidade. "Nossa tecnologia e padrão de qualidade são reconhecidos por clientes e órgãos reguladores. Trabalhamos com seriedade e focados em melhoria continua", conclui.