Ter, 27 de Julho de 2010 14:11
27/07/2010 - Quinta maior do segmento, a marca controlada pela EMS, primeiro grupo nacional, foi criada em 2009 e já faturou R$ 193 milhões
A Germed Pharma é uma novata impetuosa. A empresa, que pertence ao maior grupo farmacêutico nacional, o EMS de Carlos Eduardo Sanchez, foi criada no início do ano passado. Terminou o exercício com faturamento de R$ 193 milhões e no quinto posto entre os produtores de medicamentos genéricos no ranking IMS Health, a referência das vendas no varejo.
Com movimento previsto de R$350 milhões para este ano, a expectativa do presidente da companhia, José Cosme dos Santos, é ultrapassar a tradicional Aché e brigar com a Eurofarma pelo terceiro posto neste segmento de mercado. “Até 2015 já estaremos com uma margem confortável à frente destes concorrentes e iniciaremos o encalço do segundo posto”, diz Santos.
O detalhe é que a segunda empresa de genéricos do país é a própria EMS. A Germed tem foco em três especialidades médicas, oftalmologia,
dermatologia e endocrinologia. O portfólio da companhia é formado por 143 moléculas em 249 produtos. No total 11 medicamentos são comercializados sob prescrição médica. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento são estipulados em 6% do faturamento, o que gera uma
média de dois produtos lançados pormês. Mas não é só com inovação
que a companhia planeja aumentar seu portfólio.
Uma meta para este ano é fazer a aquisição de um concorrente na área de dermocosméticos, segmento de mercado do qual, por enquanto, só participa com seis itens. Santos relata já ter obtido o aval de Carlos Eduardo Sanchez para iniciar a prospecção de mercado e realizar negociações. O objetivo é adquirir linhas de produção e também capacidade fabril. O executivo não informa, porém, o valor disponível
para investimento. “Não há uma verba. Há o objetivo de encontrar
uma boa oportunidade. Os recursos serão os adequados
para um bom negócio. Capital não é problema para nossa controladora”,
diz o executivo.
Hoje os medicamentos Germed são produzidos pela fábrica da EMS em Hortolândia (SP). Mesmo que seja concretizada uma aquisição, os remédios para oftalmologia e endocrinologia continuarão a ser produzidos lá. “Mas teremos uma fábrica própria e um showroom de nossos produtos, aonde poderemos levar os clientes e mostrar nossa tecnologia”, diz Santos. Outro objetivo da companhia é exportar.O mercado
alvo são os países vizinhos da América do Sul. Mas esta é uma meta para o final de 2011.
A Germed surgiu em 2004 como uma linha de produtos da EMS. A independência operacional veio em decorrência da percepção de Santos de que os produtos Germed só teriam a ganhar se contassem com uma estratégia comercial própria e uma equipe em dedicação exclusiva. Tem
dado certo. Desde que iniciou carreira solo, as vendas já evoluíram em quase 300%.
“Procuramos um bomnegócio para aquisição na área de dermocosméticos. Capital não é problema para nossa controladora"
José Cosme dos Santos
Jornalista: Domingos Zaparolli (Brasil Economico )