O Governo do Estado,por meio da Secretaria da Saúde, abrirá licitação para compra de equipamentos destinados à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de tratamento por meio de oxigenoterapia. A técnica consiste na administração de oxigênio para corrigir e atenuar deficiências neste sentido.
O contrato, em fase de elaboração, prevê a aquisição de 1,5 mil concentradores para o tratamento de dificuldades respiratórias, além de 300 respiradores mecânicos para atender pacientes com apneia do sono e doenças neuromusculares. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, a quantidade será suficiente para suprir a demanda atual.
A empresa vencedora da licitação, além de entregar os equipamentos nas casas dos pacientes, terá que se comprometer em realizar a manutenção mensal dos aparelhos e apresentar um relatório de serviço em igual período.
A previsão é de que o processo licitatório represente economia de cerca de R$ 11 milhões por ano já que, ao invés das compras dos bens serem realizadas individualmente, serão feitas em um único contrato reduzindo o valor unitário.
Fonte: Secretaria Saúde RS