segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Reino Unido diz Avandia® "não tem mais lugar no mercado"


A Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency (MHRA), entidade que regula o medicamento no Reino Unido, disse que acredita que os riscos do Avandia® (rosiglitazona) da GlaxoSmithKline ultrapassam os seus benefícios e que o fármaco "já não tem um lugar no mercado do Reino Unido", avança o site FirstWord.

O porta-voz da MHRA, Stephen Hallworth, comentou que a agência tinha apresentado "veementemente" a sua posição na Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e que gostaria de destacar a sua preocupação novamente numa reunião extraordinária a 8 de Setembro para rever a segurança do medicamento antes de finalizar a sua posição na sua próxima reunião agendada para decorrer de 20 a 23 de Setembro.

Enquanto isso, o British Medical Journal (BMJ) e alguns médicos líderes pediram que o medicamento para o tratamento da diabetes fosse retirado do mercado imediatamente, acrescentando que nunca deveria ter sido licenciado em primeiro lugar. A editora do BMJ, Fiona Godlee, declarou: "Chegou a altura de esse medicamento ser retirado do mercado".

Em resposta às últimas notícias, o Departamento Britânico de Saúde afirmou que "a MHRA emitiu uma orientação para todos os profissionais de saúde com advertências claras sobre os riscos associados para alguns pacientes. Os ministros não foram convidados a tomar qualquer decisão sobre a licença do Avandia® no Reino Unido".