sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Lucro da Roche cresce 37% no primeiro semestre do ano
A Roche divulgou os resultados financeiros referentes ao primeiro semestre de 2010. Os números globais do grupo mostram crescimento de 37% no lucro líquido, chegando a 5,6 bilhões de francos suíços. O resultado deve-se principalmente aos encargos excepcionais relativos à transação da Genentech, bem menores no primeiro semestre de 2010 do que em 2009. O volume de vendas cresceu 5% (em moeda local), comparado ao mesmo período do ano anterior, atingindo o volume de 24,6 bilhões de francos suíços.
Severin Schwan, CEO da Roche, comenta que “a Roche teve um excelente desempenho operacional no primeiro semestre de 2010, apesar dos desafios crescentes do mercado. O lucro líquido do período aumentou significativamente.”
Na divisão farmacêutica da companhia, apesar da queda já esperada nas vendas do Tamiflu (fosfato de oseltamivir), o crescimento de vendas em relação ao primeiro semestre do ano passado foi de 4% (em moeda local), ficando em 19,4 bilhões de francos suíços. Excluindo-se o Tamiflu, o volume de negócios cresceu 6%, índice superior à média do mercado.
O resultado positivo foi puxado principalmente pelos medicamentos da área de oncologia, que tiveram melhora de 9% no volume de vendas, atingindo 1,1 bilhão de francos suíços. Na divisão diagnóstica, o crescimento de vendas foi de 9% em moeda local, impulsionado principalmente pelas áreas Professional Diagnostics, Diabetes Care e Applied Science.
O resultado dos lucros operacionais mostrou crescimento de 11% (em moeda local), com aumento de 9% na área farmacêutica e de 45% na diagnóstica.
Sem os itens de exceção, o lucro líquido do grupo atribuível aos acionistas da Roche cresceu 8% em francos suíços. O lucro por ação (Core EPS), que exclui itens de exceção ou amortização e perda de ativos intangíveis, aumentou 11% em moeda local (9% em francos suíços).
Fonte: Portal Segs