quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Eli Lilly lançará Cialis para uso diário a partir do dia 15 deste mês


A farmacêutica americana Eli Lilly colocará no mercado nacional, a partir do dia 15 deste mês, o Cialis para uso diário, medicamento indicado para combater a disfunção erétil. O produto será comercializado em uma cartela com 28 comprimidos de 5mg (a mesma apresentação dos anticoncepcionais) e custará entre R$ 230 a R$ 250 (a caixa).

Segundo Luciano Finardi, diretor de marketing da companhia, a Lilly não quer entrar na "guerra de preços" travada desde o fim do primeiro semestre, quando o produto da Pfizer, o Viagra, perdeu a patente, provocando uma corrida dos laboratórios para lançar a versão genérica do comprimido. O laboratório nacional EMS saiu na frente nessa disputa e a Pfizer contra-atacou, fechando parceria com a Eurofarma para produzir e comercializar genéricos de seu próprio remédio.

Conforme afirmou Finardi, a Lilly teve a aprovação da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) no início do ano para lançar a versão diária do Cialis no país. Nesses últimos meses, a farmacêutica fez um trabalho junto aos médicos e às redes de varejo para a distribuição do medicamento.

O Cialis é aprovado para o tratamento da disfunção erétil em mais de 100 países. Já a pílula diária, também vendida sob prescrição médica, está presente em 20 países, dentre eles os EUA, Austrália, África do Sul e muitos da Europa. Ainda neste mês o produto será lançado no Chile e México.

A indicação é de que o paciente ingira o comprimido diariamente, de preferência no mesmo horário. Não é preciso fazer intervalo entre uma cartela e outra, explicou Finardi.

Estudos feitos pela Lilly, segundo a empresa, mostram que os efeitos colaterais decorrentes do Cialis de uso diário (de cor amarelo claro) e o consumido de maneira esporádica (de cor amarelo em forma de gota) são praticamente os mesmos, como dores de cabeça, nas costas, indigestão, por exemplo. Contudo, as reações adversas são transitórias e, geralmente, leves ou moderadas. "Mas esses efeitos só foram observados em apenas 2% da população pesquisada", afirmou o executivo.

Apesar de menos conhecido que seu principal concorrente (Viagra, da Pfizer), o Cialis é líder de mercado no país. O produto de uso esporádico é vendido a R$ 28 a unidade. Cada embalagem do Cialis vem com dois comprimidos. Finardi assegura que o diferencial é a eficácia do produto: de 36 horas, ante de quatro a seis horas garantidos pelo Viagra e suas cópias. O laboratório EMS vende cada pílula genérica, em média, a R$ 10, com embalagens para um, dois, quatro ou oito comprimidos. A Pfizer também tem venda por unidade, a R$ 15.


Fonte: Valor Econômico