terça-feira, 10 de agosto de 2010
Morfina também pode inibir crescimento de tumores
Uma investigação realizada pela Universidade de Minnesota, nos EUA, que será publicada na edição de Agosto do American Journal of Pathology mostra que a morfina, usada como tratamento paliativo em pacientes terminais de cancro, pode obstruir novos vasos sanguíneos que alimentam um tumor, avança o site Ciência Diária, citado pelo POP - Portal de Oncologia Português. O crescimento de vasos é uma das formas de estabelecimento do cancro no corpo e de disseminação para outros órgãos e tecidos.
A equipa submeteu ratinhos com carcinoma do pulmão a doses de morfina, descobrindo que o uso crónico do analgésico diminui os níveis de angiogenése (crescimento de vasos sanguíneos) do tumor. Este efeito foi mediado pela supressão da sinalização induzida por baixas concentrações de oxigénio, levando a uma redução dos níveis de factores pró-angiogénicos.
Os investigadores afirmam que a morfina, mais do que um analgésico potente, é um potencial inibidor do crescimento do tumor. O trabalho publicado como Morphine supresses tumor angiogenesis through a HIF1a/p38MAPK pathway foi coordenado por Sabita Roy.