sexta-feira, 15 de abril de 2011

GSK vai alienar algumas marcas de OTC


A GlaxoSmithKline (GSK) identificou na quinta-feira as marcas de OTC que pretende alienar, como parte de um plano previamente anunciado para concentrar a sua unidade de saúde do consumidor num portefólio de marcas prioritárias de rápido crescimento e nos mercados emergentes, avança o site FirstWord. Comentando a notícia, o CEO da companhia, Andrew Witty, disse que "é importante que nos concentremos neste negócio em torno de categorias de produtos, marcas e mercados onde temos a maior vantagem competitiva, com as melhores perspectivas de forte crescimento”.

A GSK disse que os produtos propostos para alienação "têm forte herança e boas perspectivas", mas que "acredita que outras empresas estão em melhor posição para maximizar o potencial que eles oferecem". Esses produtos incluem o Alli® para controlo do peso, os analgésicos Solpadeine®, BC® e de Goody® e o produto de higiene feminina Lactacyd®. A farmacêutica sublinhou que os produtos são vendidos principalmente na Europa e nos EUA e que no ano passado tiveram receitas de aproximadamente 500 milhões de libras (818 milhões de dólares), ou cerca de 10 10% da facturação global da unidade.

A empresa também anunciou que iria vai vender a sua fábrica em Memphis, Tennessee, que produz uma série de marcas que estão a ser colocadas à venda. A GSK avançou que a fábrica, que emprega actualmente cerca de 250 trabalhadores, continuará a funcionar normalmente até ser encontrado um comprador.

A farmacêutica informou que vai começar a comunicar com as partes interessadas nas próximas semanas, com o objectivo de vender os produtos até ao final de 2011. Após a venda das marcas, a sua divisão de saúde do consumidor vai focar-se na saúde oral, bem-estar/OTC e nutrição.