sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Hypermarcas anuncia três acordos de aquisição que totalizam R$ 251,5 milhões
A fabricante de medicamentos, alimentos e de produtos de higiene e limpeza Hypermarcas anunciou nesta quinta (11) três acordos de aquisição que totalizam R$ 251,5 milhões.
Reforçando a posição da empresa no mercado de produtos infantis, a companhia comprou da Colgate-Palmolive a marca de sabonetes infantis Pom Pom. Além disso, será firmado um acordo - válido por três anos - de produção e fornecimento de vários outros produtos. O negócio, que abrange também ativos como estoques, materiais promocionais, fórmulas e especificações, é estimado em R$ 85 milhões. A Hypermarcas pagará inicialmente R$ 59,5 milhões na data de fechamento do contrato. O restante será quitado em 24 parcelas mensais.
No segmento de medicamentos, foram adquiridas três marcas de medicamentos da farmacêutica Sanofi-Medley, por R$ 84 milhões, pagos à vista. Somam-se ao portfolio da Hypermarcas o Digedrat, usado em tratamentos do coração, o Peridal, da linha gástrica, e o infantil Lopigrel. Será estabelecido também um contrato de fornecimento e distribuição, válido por dois anos após a data da assinatura do contrato. O acordo ainda está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
O terceiro negócio anunciado pela Hypermarcas foi a assinatura de um memorando de entendimentos para a compra das empresas do segmento de higiene bucal IPHC, DPH Distribuidora e Comercial Maripa, que atuam na fabricação e distribuição de produtos dentais da marca Bitufo. A companhia desembolsará R$ 82,5 milhões no negócio, dos quais R$ 42,5 milhões serão pagos à vista e o restante em cinco parcelas. Junto com a Sanifill, a compra da sociedade complementa o portfolio da Hypermarcas em higiene bucal.
A proposta de aquisição do capital dessas empresas ainda será avaliada pelos acionistas durante assembleia geral que será realizada para este fim.
AQUISIÇÕES ESTRATÉGICAS
A Hypermarcas, dona de marcas como Assolan, Doril e Pom Pom, tem realizado uma série de aquisições estratégicas para consolidar-se como a maior empresa de bens de consumo do país. Em julho, comprou a fabricante e distribuidora de hastes flexíveis, curativos, absorventes e algodões York, por R$ 95 milhões. Com o negócio, a companhia passou a deter pouco mais de 99% do capital da York. Em agosto, a companhia comprou 100% da fabricante de fraldas Mabesa do Brasil, por R$ 350 milhões. A empresa adquirida produz as marcas Cremer-Disney, Plim Plim, Puppet e Affective.
Fontes: Valor Online, O Globo, Reuters, Folha.com e Uol