quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Johnson & Johnson recolhe milhões de lentes de contacto


A gigante Johnson & Johnson emitiu recentemente uma nova recolha de produtos de saúde. Desta vez, trata-se de um problema identificado em milhões de lentes de contacto descartáveis da marca 1 Day Acuvue®, vendidas no Japão e em outros países da Ásia e Europa. Esta é a nona recolha da empresa em apenas um ano, avança a Associated Press.

A empresa informou que recebeu um número limitado de reclamações de consumidores do Japão, que relataram uma ardência ou uma dor incomum quando colocavam a lente de contacto da marca Acuvue TruEye®. A empresa destacou num comunicado não ter recebido nenhuma notificação de danos à visão. "O risco de dano prolongado à saúde é bastante improvável", disse Gary Esterow, porta-voz da empresa.

A Johnson & Johnson estima que 100 mil caixas tenham sido afectadas pelo problema, sendo que cada caixa contém de 30 a 90 lentes cada. Os produtos foram fabricados na Irlanda, onde, segundo o porta-voz, uma falha no equipamento da linha que lava as lentes seria o causador do problema.

Segundo Esterow, as lentes de contacto envolvidas na recolha não foram vendidas nos EUA ou Canadá. "A maioria foi vendida no Japão", informou.

Antes desta recolha, a Johnson & Johnson já tinha lançado este ano oito recolhas de produtos que não precisam de prescrição médica, como Tylenol® para crianças.