segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fármaco da J&J aumenta sobrevida em ensaio final no cancro da próstata


A Johnson & Johnson (J&J) anunciou que todos os pacientes que participaram num ensaio de fase final com o seu tratamento contra o cancro da próstata acetato de abiraterone vão receber o medicamento.

Uma análise preliminar, conduzida por um comité independente de monitorização dos dados, indicou que o composto demonstrou uma melhoria "significativa da sobrevida global" em pacientes com cancro da próstata avançado, em comparação com aqueles que receberam um placebo, avança o site FirstWord, citado pelo POP - Portal de Oncologia Português.

O estudo COU-AA-301 envolveu 1195 pacientes com cancro da próstata metastático avançado, cuja doença progrediu após tratamento com um ou dois regimes de quimioterapia. Os indivíduos receberam aleatoriamente acetato de abiraterone mais prednisona, ou placebo mais prednisone.

A comissão disse que o fármaco mostrou um perfil de segurança aceitável e recomendou que aos pacientes que receberam um placebo fosse oferecido o tratamento com o medicamento da J&J. Dados do estudo serão apresentados no próximo mês na reunião da ESMO (European Society for Medical Oncology).

A Johnson & Johnson observou que "está a avaliar a estratégia de submissão" do acetato de abiraterone com base nos resultados de avaliação, e que vai tornar o fármaco, que está licenciado no BTG, disponível para certos doentes no âmbito de um programa de acesso antecipado que começará em Outubro.