sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Aspirina® ( Bayer ) diária pode reduzir risco de câncer do cólon


Uma Aspirina® (ácido acetilsalicílico) diária pode reduzir significantemente o risco de câncer do cólon, segundo um novo estudo britânico no qual participaram 2800 doentes e 3000 pessoas saudáveis, avança a agência EFE, citada pelo POP - Poeral de Oncologia Português.

O estudo da Universidade de Edimburgo, e publicado na revista Gut, indica que tomar uma Aspirina® diária durante um ou dois anos reduz o risco de cancro do cólon em cerca de 19%. Se for administrada num período entre três e cinco anos, a redução é de 24%, e até 31% se tomada entre cinco e dez anos.

Doses baixas

Estudos anteriores indicavam que seriam necessárias doses muito elevados do fármaco para conseguir reduzir os riscos de cancro do cólon, mas esta equipa de cientistas da chegou à conclusão de que basta uma dose de 75 miligramas diariamente.

Segundo o professor Malcoln Dunlop, do Western General Hospital de Edimburgo, que dirigiu o estudo, "não são necessárias doses elevadas de Aspirina® para proteger-se do cancro do cólon e recto, já que a protecção aumenta com a duração do tratamento, e os efeitos já são aparentes ao final de cinco anos".

Os comprimidos de 75 miligramas, uma dose inferior à utilizada como analgésico, já são recomendados a muitas pessoas que sofreram algum ataque cardíaco.