segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FDA alerta para interação entre Zyvox® da Pfizer e antidepressivos


A FDA emitiu na terça-feira uma comunicação de segurança de medicamentos que advertiu que os doentes tratados com o antibiótico Zyvox® (linezolida) da Pfizer em combinação com certos antidepressivos podem estar em risco de síndrome da serotonina, uma condição causada pelo excesso se serotonina no cérebro, avança o site FirstWord.

A agência explicou que Zyvox®, que é usado para tratar a bactéria Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) e outras infecções graves, inibe uma enzima que está envolvida com a quebra de serotonina. Como tal, a FDA disse que o Zyvox® não deve ser administrado a doentes que estão a tomar antidepressivos e ter acrescentou instruções de usos dos produtos nas embalagens do Zyvox® e dos antidepressivos.

Comentando a notícia, a porta-voz da Pfizer Kristen Neese disse que a bula actual do Zyvox® nos EUA "já inclui informações importantes sobre o potencial de interacções serotoninérgicas, o risco de síndrome da serotonina e a necessidade de observação cuidadosa dos doentes a quem é prescrito Zyvox® que estão a tomar tais agentes”. Neese acrescentou que a farmacêutica não identificou quaisquer novos sinais de segurança relacionados a essas interacções medicamentosas. A Pfizer registou vendas de quase 1,2 mil milhões de dólares do Zyvox® no ano passado.

Numa outra comunicação de segurança de medicamentos também emitida na terça-feira, a FDA advertiu para uma interacção semelhante entre antidepressivos e azul de metileno, utilizado como corante e como tratamento de emergência para o envenenamento por cianeto.