Os pacientes portadores de Hepatite C terão agora uma nova opção medicamentosa para o tratamento da doença, devidamente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se do Boceprevir, um antivirótico da Merck Sharp & Dohme (MSD), que aumenta de 40% para 60% as chances de cura da Hepatite C do genótipo tipo 1.
Boceprevir é indicado para quem tem o tipo 1 e nunca foi tratado ou não respondeu bem à terapia convencional. De acordo com a Anvisa, o novo medicamento deve ser administrado com o Interferon e a Ribavirina, remédios usados atualmente no tratamento da doença. O novo antiviral age para impedir a multiplicação do vírus. A hepatite C pode ser causada também pelos genótipos 2 e 3 do vírus.
O novo remédio é produzido pela MSD, que ainda não informou a data que o medicamento deve chegar ao mercado, mas disse que será ainda esse ano. Antes, a farmacêutica espera o resultado da CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) para fechar o preço de Boceprevir para o consumidor.
Fonte: Agência Brasil