quarta-feira, 23 de março de 2011

UE aprova Jevtana® da sanofi-aventis para o câncer da próstata


A sanofi-aventis anunciou na segunda-feira que o seu medicamento Jevtana® (cabazitaxel) recebeu a aprovação na UE para o tratamento de doentes com cancro da próstata metastático e refratário a tratamento hormonal que tenham sido previamente tratados com Taxotere® (docetaxel). De acordo com a farmacêutica, o produto é o primeiro fármaco que revelou "prolongar significativamente a sobrevida global" nessa população de doentes, avança o site FirstWord.

A decisão baseou-se nos resultados do estudo de fase final TROPIC, que envolveu 755 homens com cancro da próstata avançado que foram escolhidos aleatoriamente para receber Jevtana® ou mitoxantrona, ambos em combinação com prednisona. No estudo, "o Jevtana® em combinação com prednisona/prednisolona reduziu o risco de morte em quase um terço e prolongou a sobrevivência livre de progressão em relação ao mitoxantrone", disse Debasish Roychowdhury, chefe da unidade de oncologia da sanofi-aventis.

O Jevtana® recebeu aprovação da FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) no ano passado para o tratamento do cancro da próstata.