quinta-feira, 24 de março de 2011

Reckitt muda estratégia para garantir 30% da receita com remédios


O ano de 2011 mal comecou e a subsidiaria brasileira da inglesa Reckitt Benckiser, fabricante de produtos de limpeza detentora das marcas Veja, Vanish, Harpic, SBP, AirWick e Lysol, ja trabalha em ritmo frenetico de crescimento. As vendas saltaram 20% neste primeiro trimestre e a sua unica unidade industrial instalada no Brasil passa por ampliacoes mensais da capacidade produtiva.

Embora o Brasil responda pela segunda maior fabrica da Reckitt no mundo, depois da Polonia . sao cerca de 100 mil metros quadrados
construidos em um terreno proprio de 200 mil metros quadrados na Rodovia Raposo Tavares (SP) ., a companhia decidiu tracar um novo futuro para a proxima decada, o que permitira lucrar alem das formulas
e embalagens de limpadores multiuso, alvejantes seguros e aerossois.

Definimos que, em 10 anos, um terco do faturamento total da Reckitt
Benckiser do Brasil vira da area de medicamentos sem prescricao medica (os chamados OTCs), afirma Frederic Larmuseau, vice-presidente senior da Reckitt Benckiser para a America Latina e ex-presidente da operacao brasileira.

A companhia nao revela o faturamento registrado no Brasil, mas o mercado estima que este numero fique entre R$ 1,5 bilhao e R$ 2 bilhoes.
Com operacao propria em 60 paises e venda para 200, a Reckitt vendeu ?’ 7,8 bilhoes (R$ 21 bilhoes) em 2009, balanco mais recente divulgado
pela companhia. Na receita global, os medicamentos sem prescricao ja respondem por cerca de 30% das vendas.

Para ganhar mercado das grandes farmaceuticas, Larmuseau revela que a companhia planeja lancar por volta de 20 produtos ate o final desta
decada. Em setembro, ela trouxe para o pais o Gaviscon, antiacido produzido na Inglaterra para tratar de azia e má digestao. Em fevereiro, lancou o Strepsils, seu segundo produto farmaceutico no pais.

Trata-se de uma pastilha formulada com Flurbiprofeno (anti-inflamatorio) para tratar dor de garganta, cuja primeira formula foi lancada em 1931,
na Inglaterra. Segundo a Nielsen, 76% dos 88% de brasileiros que tratam a dor de garganta afirmam utilizar ummedicamento livre de prescricao
para combater os sintomas. O mercado de medicamentos sem prescricao esta bombando em todo o mundo e faz parte da nossa estrategia global.

A experiencia da nossa companhia e vender produto para o consumidor, enquanto as farmaceuticas, que sao nossas concorrentes, costumam ser
melhores no desenvolvimento do que na comercializacao de suesmedicamentos. A margem de lucro tambem foi um fator que fez a Reckitt saltar os olhos para os medicamentos OTC. A margem e, sem
duvida alguma, bem maior que a dos limpadores multiuso, diz
o executivo, ao se referir ao Veja, produto comercializado unicamente no Brasil.

Antisseptico
O proximo passo da estrategia da Reckitt e ganhar massa critica com estes dois produtos e tambemcomo Dettol, sabonete antisseptico que a empresa lancou ano passado e concorre com Protex, da Colgate. O produto e importado da China e da Malasia. Ate o final de 2011,
Larmuseau garante que nao lancara outros medicamentos.

Foram apresentados tres produtos de cuidados pessoais em nove meses aos brasileiros. Agora, precisamos vender. Em 2012, contudo, ele promete uma nova incursao da companhia inglesa no ramo farmaceutico
brasileiro.

Jornalista: Françoise Terzian