Os estudos de farmacocinética/ dinâmicos, que contribuíram para a decisão da FDA (entidade que controla o medicamento nos EUA) de pedir um aviso de saúde pública sobre a interacção entre o clopidogrel e o omeprazol foram publicados, avança o site theheart.org.
Os dados, publicados online a 15 de Setembro de 2010 na Clinical Pharmacology and Therapeutics, compostos por quatro estudos de crossover randomizados em voluntários saudáveis, mostram uma interacção significativa entre o clopidogrel e o omeprazol no montante do metabólito activo clopidogrel formado e o grau de agregação plaquetária. Esta interacção não foi atenuada pelo escalonamento das doses das duas drogas, ou aumentando a dose de clopidogrel. No entanto, o pantoprazol revelou ter muito menos interacção com o clopidogrel.
O autor principal, Dr. Dominick Angiolillo (University of Florida College of Medicine, Jacksonville) comentou: "Os nossos resultados sugerem que existe claramente uma interacção com o omeprazol que suporta o aviso. Pacientes que necessitam de alguma protecção gástrica quando tomam clopidogrel deverão, portanto, evitar o omeprazol, mas podem tomar pantoprazol ou um antagonista do receptor H2, como a ranitidina”.
O investigador acrescentou: "Precisamos de pensar com mais cuidado sobre se um paciente a tomar clopidogrel realmente precisa de alguma protecção gástrica antes de prescrever qualquer agente. Mas se o fizerem, os nossos dados devem tranquilizar os médicos de que há um pantoprazol que pode ser usado com segurança".