quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Bayer é marca com maior reputação na Indústria Farmacêutica
Ao nível da Indústria Farmacêutica (IF), a Bayer é a marca com maior reputação em Portugal, seguida da Roche, Pfizer, Novartis e MSD, segundo um estudo da Marktest apresentado esta terça-feira, avança a agência Lusa
As 20 marcas com maior reputação em Portugal estão ligadas a sectores como a internet, o ramo automóvel, a alimentação, a higiene pessoal e do lar e a distribuição e comércio. Abaixo da 20.ª posição estão sectores como a Indústria Farmacêutica, media, serviços Financeiros, telecomunicações, transportes e energia.
A análise criada este ano pela Marktest, e que a empresa pretende tornar num barómetro anual, visa determinar a reputação de 100 marcas para que os gestores, decisores e marketeers redefinam estratégias.
O estudo apresenta um índex de reputação (MRI) onde nos primeiros vinte lugares além de estimar e quantificar valores e dimensões dessa reputação (MRM). Por um lado o MRI permite apresentar os índices de reputação dos 100 maiores anunciantes, de reputação marca a marca e junto dos consumidores enquanto o MRM é explicado por nove variáveis: publicidade, comunicação, visão e liderança, sustentabilidade, produtos e serviços, emocional, atractividade, desempenho e confiança.
Nos sectores que não aparecem no top20 da reputação o estudo revela, por exemplo, que ao nível da indústria farmacêutica a Bayer é dominante, seguida da Roche, Pfizer, Novartis e MSD.
O estudo foi realizado este ano pela primeira vez e teve como base entrevistas feitas em Junho a 1400 pessoas entre os 15 e os 64 nos e residentes em Portugal continental.