quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tamiflu® da Roche pode reduzir risco de pneumonia em doentes com gripe A


Um estudo publicado quarta-feira no site do British Medical Journal sugere que o Tamiflu® (oseltamivir) da Roche pode ter impedido os jovens adultos que contraíram a gripe A (H1N1) em 2009 de desenvolver uma pneumonia, avança o site FirstWord.

Para o estudo, o investigador analisou os registos médicos de 1291 pacientes confirmados com infecção leve pelo H1N1 durante a pandemia, 76% dos quais foram tratados com Tamiflu® partir do terceiro dia a mostrar sintomas. Desses pacientes, 920 foram submetidos a uma radiografia de tórax e 12% demonstraram sinais anormais que indicam pneumonia. Nenhum paciente necessitou de cuidados intensivos ou ventilação mecânica.

Os investigadores explicaram que, após a contabilização de idade, sexo, vacina contra a gripe e histórico de tratamento com antibióticos, o tratamento com Tamiflu® pareceu "proteger de forma significativa" contra a pneumonia. Os cientistas acrescentaram que esse benefício de protecção era evidente em todos os pacientes que tomaram Tamiflu®, e que os indivíduos que tomaram a medicação dentro de 48 horas tiveram febres mais curtas e contagiosa durante períodos mais curtos. "Acreditamos que a ausência de pacientes graves na nossa amostra é por causa de admissão antecipada no hospital e do tratamento precoce com o oseltamivir para a maioria dos pacientes", disseram os investigadores.

No entanto, sublinharam que os resultados devem ser interpretados com cautela, pois o estudo foi retrospectivo e nem todos os pacientes foram submetidos a radiografia de tórax.

Fonte : RCC Pharma