segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Empresas investem cada vez mais no mercado cosmético brasileiro


Os investimentos crescentes e a progressão de empresas no setor cosmético são reflexos do contínuo desenvolvimento do mercado estabelecido em números e rankings apontados pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

O Brasil atualmente é o terceiro país que mais consome produtos cosméticos em todo o mundo e especialistas já apontam a acirrada disputa com o Japão em busca da segunda colocação.

As empresas injetam investimentos como nunca antes, tanto nos setores de pesquisa e produção quanto em estratégias de publicidade e internacionalização. O desenvolvimento do mercado alavanca outros setores da economia brasileira gerando empregos e investimento em pesquisas, posicionamento de marcas nacionais com nível de qualidade internacional.

O setor é responsável pela geração de 3,6 milhões de empregos no país e lançou na economia brasileira, somente em 2009, uma receita de R$ 24,97 bilhões, com um crescimento recorde de 14,7%. No resto do mundo, o mercado cosmético teve um recesso e não atingiu o mesmo crescimento que o Brasil, devido às crises.


PRODUTOS CAPILARES

Investidores de todo o mundo olham o Brasil como uma potência, mas quem está no mercado há algum tempo, principalmente no segmento de cosmético capilar, percebe as oportunidades de expansão e desenvolvimento de novas tecnologias para atender uma onda de consumidores mais críticos, responsáveis e com poder de decisão sobre marcas, produtos e procedência.

Neste foco, empresas como o Grupo LWV reformulam seu posicionamento mercadológico e criam estratégias para distribuir no país sua linha de cosméticos profissionais com o mesmo desempenho das multinacionais. O presidente Wagner Volpati, a frente do negócio há 14 anos, ressalta que o mercado nunca esteve mais aquecido do que hoje. O crescimento nos últimos 4 anos da empresa fez com que a possibilidade de internacionalizar a marca surgisse.

Assim, Volpati levou para a Europa a tecnologia de sua marca e expandiu o mercado em Portugal, onde a empresa abriu filial para atender a alta demanda de exportação e vendas de cosméticos capilares profissionais Long Lasting, que é o grande case nos negócios do Grupo LWV.

O executivo faz previsões para o segundo semestre de 2010 como um período de grandes vendas e ainda mais expansão de representantes e abertura de novas filiais da LWV pelo Brasil, onde o grupo é líder em cosméticos capilares para linha profissional e está presente em 80% do território nacional.


Fonte: Holi Brasil Comunicação