terça-feira, 26 de julho de 2011

Anvisa aprova ELIQUIS para prevenção de tromboembolismo venoso

Medicamento é indicado para pacientes adultos submetidos a cirurgias ortopédicas



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar ELIQUIS (apixabana), indicado para a prevenção de tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes adultos submetidos a reposição eletiva (colocação de prótese) de joelho e quadril. ELIQUIS já havia sido liberado em 27 países europeus pela EMEA (Comissão que aprova medicamentos na Europa) em maio deste ano. Novo inibidor oral direto do fator de coagulação sanguínea denominado fator Xa , foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Pfizer e a Bristol-Myers Squibb.



Segundo dados da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a incidência de tromboembolismo no Brasil é de 0,6 casos para cada mil habitantes. O TEV compreende duas manifestações: a trombose venosa profunda (TVP), que ocorre quando há a formação de coágulos nas veias profundas dos membros inferiores ou pelve; e a embolia pulmonar (EP), que surge quando os coágulos se desprendem dos membros inferiores, caem na circulação e migram para os pulmões, podendo levar ao bloqueio parcial ou total das artérias pulmonares, chegando até a casos de morte.



"As estatísticas de cirurgia ortopédica, como a artroplastia realizada no joelho ou no quadril, demonstram que há risco elevado dos pacientes desenvolverem TVP ou embolia pulmonar. Para se ter uma ideia, o risco de trombose venosa profunda para estes pacientes varia de 40% a 60% quando eles não recebem os cuidados preventivos", afirma Michael Rud Lassen, do Hospital Glostrup em Copenhague, na Dinamarca, e investigador de estudos clínicos em ortopedia para ELIQUIS. "The approval of ELIQUIS gives European orthopedic surgeons a new option in VTE prevention that is more effective than the current standard of care, enoxaparin 40 mg once daily, and importantly, without increasing bleeding"A aprovação do ELIQUIS oferece aos cirurgiões ortopédicos uma nova opção na prevenção da TEV, mais eficaz do que o padrão atual e, mais importante, sem aumentar o risco de sangramento", comemora.



Sobre o Programa de Estudos Clínicos com ELIQUIS

ELIQUIS está sendo investigado no programa EXPANSE, um total de nove estudos clínicos fase 3 finalizados ou em andamento, que prevê a participação de aproximadamente 60 mil pacientes no mundo todo. Além de prevenir a TEV em cirurgias de artroplastia de joelho e quadril, ELIQUIS está sendo estudado para o tratamento e prevenção da TEV em pacientes hospitalizados, na prevenção de acidente vascular cerebral (derrame cerebral) em pacientes com fibrilação atrial (uma arritmia do coração).



Sobre a parceria Bristol-Myers Squibb e Pfizer

A Pfizer e a Bristol-Myers Squibb estabeleceram mundialmente uma parceria para desenvolver e comercializar ELIQUIS, um anticoagulante oral descoberto pela Bristol-Myers Squibb. Esta aliança global combina a consagrada atuação no desenvolvimento de medicamentos na área cardiovascular da Bristol-Myers Squibb e a expertise e a capacidade de escala global na comercialização de medicamentos da Pfizer neste segmento.



Sobre a Bristol-Myers Squibb

Bristol-Myers Squibb é uma biofarmacêutica global cuja missão é descobrir, desenvolver e disponibilizar medicamentos inovadores para prevenção e tratamento de doenças complexas. Para mais informações, acesse o site http://www.bms.com ou siga o Twitter http://twitter.com/bmsnews.



Sobre a Pfizer

Considerada uma das empresas mais diversificadas do setor farmacêutico, a Pfizer descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos de prescrição e de consumo para Saúde Humana e Animal. Fundada em 1849 e instalada no Brasil desde 1952, a companhia está comprometida em fazer o melhor pela saúde e bem-estar das pessoas em todas as etapas da vida, por meio de opções terapêuticas para uma variedade de doenças. Para isso, a empresa mantém uma posição de destaque no investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos. Seu portfólio engloba desde vitaminas para gestantes e vacinas para bebês, até medicamentos para doenças complexas, como dor, câncer, tabagismo, infecções e doença de Alzheimer. Entre seus produtos, destacam-se Enbrel, Eranz, Sutent, Champix, Lípitor, Pristiq, Lyrica, Celebra, Centrum, Zyvox, Advil, Viagra e a vacina Prevenar. A Pfizer também mantém e acompanha projetos sociais voltados para educação, saúde e sustentabilidade no país.



CDN - Comunicação Corporativa

Bruna Ortega