quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

GSK terá que pagar U$ 3,4 milhões por litígio com o Avandia®


A GlaxoSmithKline (GSK) afirmou esta segunda-feira que vai ser obrigada a pagar 2,2 mil milhões de libras (3,4 mil milhões de dólares) sobre os lucros do quarto trimestre, pelo litígio que envolve o seu medicamento para a diabetes, o Avandia®, avança a Associated Press e o site Valor Online.


A empresa afirmou que a acusação envolve os custos adicionais relacionados com a investigação de vendas da empresa e práticas de promoção por parte da Procuradoria dos EUA, para o Estado do Colorado.


Em Setembro, os reguladores europeus ordenaram que o Avandia® fosse retirado do mercado e a agência reguladora do sector nos EUA, a FDA (Food and Drug Administration) restringiu o seu uso no mercado americano, diante das evidências de que o fármaco aumenta o risco de ataques cardíacos.
Segundo informou a GSK, o montante anunciado segunda-feira é um adicional à taxa de 2,4 mil milhões de dólares anunciada em Julho.


A companhia afirmou ainda que continua a receber novos pedidos. “Reconhecemos que é um valor significativo, mas acreditamos que a nossa abordagem para resolver as questões legais de longo prazo são do maior interesse da companhia”, afirmou o vice-presidente para litígios globais, P.D. Villarreal.