segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

LM Farma planeja crescer 30% em 2011 com exportações para AL


Única fabricante brasileira de curativos para feridas complexas, com alto risco de infecção, a LM Farma, que completou 22 anos em dezembro passado, tem bons motivos para comemorar. Encerrou 2010 com um 1,7 milhão de curativos vendidos, 30% a mais em relação ao ano anterior e para 2011 prevê alcançar um faturamento 30% mais alto, de R$ 26 milhões, com a ampliação das exportações para os países da América Latina.
Só para atendimento do mercado interno, a produção da LM Farma, segundo seu diretor-presidente, Luiz Modesto, deve chegar a 2 milhões de curativos este ano. "Pelo número de unidades vendidas e participação nos pregões do governo, a LM Farma está entre as duas maiores empresas no seu segmento no Brasil, concorrendo com 13 multinacionais de origem europeia e americana", afirmou.

Antes de criar seu próprio negócio, o executivo trabalhou 11 anos na fábrica da Johnson & Johnson, em São José dos Campos, empresa que hoje também concorre com a LM Farma. "A diferença é que a J&J não tem produção local para esse tipo de curativo e abastece o mercado brasileiro com a importação de suas fábricas nos Estados Unidos."

A produção local, segundo Modesto, é um dos principais diferenciais da LM Farma, pois implica em prazos de entrega menores e um custo mais competitivo em relação ao produto importado. "Além disso, a capacidade de se produzir no Brasil um produto de qualidade equivalente aos melhores do mundo também ajuda o país a economizar divisas e a diminuir a dependência dos importados", diz.

O negócio de curativos para feridas complexas (consideradas crônicas ou agudas, como, por exemplo, pé diabético), segundo Modesto, vem registrando uma velocidade de crescimento surpreendente e a previsão é que ele já movimente algo em torno de R$ 150 milhões a R$ 200 milhões por ano no Brasil. Com as boas perspectivas nesse segmento, a LM Farma investiu R$ 2 milhões no ano passado para o desenvolvimento e fabricação de produtos inovadores e valor semelhante será aplicado em 2011 em novas tecnologias.

"Estamos trabalhando, em associação com uma empresa alemã e outra americana para produzir no Brasil o que há de mais moderno no tratamento de feridas graves por meio de bomba de vácuo. Atualmente, segundo o executivo, só existe uma empresa no mundo que trabalha com essa tecnologia e a LM Farma já está preparada para iniciar a fabricação do produto, que numa primeira fase terá um índice de nacionalização de 60%.

Outra tecnologia inovadora que está trazendo para o Brasil, segundo diz, é a de uma câmara hiperbárica portátil, muito eficiente no tratamento de pacientes com úlceras venosas. "A vantagem dessa câmara é que ela pode ser usada em casa pelo paciente". A expectativa do executivo é que a produção dos novos produtos seja iniciada ainda no primeiro semestre deste ano.

"Temos que aguardar apenas a aprovação do nosso pedido de registro na Anvisa". As duas novas tecnologias já estão sendo comercializadas no Brasil mas, de acordo com Modesto, em alguns casos, a fabricação local pode reduzir em até 50% o custo final do produto.

Parte do investimento previsto para 2011, segundo Modesto, será aplicado na criação de um centro pioneiro no Brasil focado no estudo e tratamento de feridas crônicas. Com inauguração prevista para fevereiro, o novo centro, batizado de Curaclin, fará o atendimento à população, treinamento para enfermeiras e médicos de todo o país, além de estudos e publicações de casos, com banco de informações sobre feridas e seus tratamentos.

"Este será o primeiro centro no Brasil, construído dentro do modelo americano, onde já funcionam cerca de 3500 clínicas especializadas no estudo e tratamento de feridas complexas". A LM Farma está investindo R$ 500 mil no projeto e estuda a implantação de outros centros no Brasil. As cidades de Salvador e Belém estão sendo avaliadas.

A LM Farma iniciou suas atividades com a produção de antissépticos e saneantes. A partir de 2000, desenvolveu pesquisas científicas em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para desenvolvimento da linha Curatec, divisão criada em 2004 com produtos específicos para tratamento de feridas.

Os primeiros produtos da linha Curatec foram o AGE 30 Rayon, Hidrocolóide, Alginato e Carvão (sache e recortável). Atualmente, esses produtos, somados aos mais de 30 da marca, são comercializados em 1.700 hospitais e clínicas do país. A LM conta com uma equipe de 12 enfermeiras treinadas para apresentar seus produtos para os clientes e para dar treinamento aos seus distribuidores.

Jornalista: Virgínia Silveira
Valor Econômico