quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Farmacêutica Medley monitora medicamentos com ferramenta de e-commerce


O volume de negócios entre empresas pela internet, também conhecido como business to business (B2B), deve registrar crescimento de 21% em 2010, segundo estimativas da boutique de informação e-Consulting. A previsão é que as transações digitais atinjam um volume de R$ 947 bilhões, contribuindo não apenas para que as empresas aumentem as receitas nominais como melhorem a eficiência de suas cadeias de suprimentos.

A Medley Indústria Farmacêutica, focada na produção de genéricos, se enquadrou nesse grupo ao adotar, no início de 2010, uma ferramenta de e-commerce B2B para integrar a sua rede de 48 distribuidores. "Percebemos que havia uma necessidade de aprimorar os processos de compras on-line", diz Cassio Pereira Dias, coordenador de gestão de processos de vendas da Medley, ao relatar o surgimento do projeto que teve como fornecedora a Entire TI, desenvolvedora da ferramenta e-Trade.

A Medley, atualmente, emprega cerca de 1,5 mil funcionários, somando as equipes da força de vendas e o pessoal de fábrica das duas unidades fabris, em Campinas, onde fica a matriz, e Sumaré, ambas no interior de São Paulo.

Com a plataforma de e-commerce, a fabricante automatizou o relacionamento da sua equipe comercial com os distribuidores levando todos os processos de venda e trocas de informações para a internet. Antes disso, uma customização do sistema foi solicitada à Entire TP, nos pontos que apresentavam menor agilidade e baixo controle.

Ajustes feitos, a ferramenta passou a possibilitar tanto aos distribuidores de produtos Medley quanto à fabricante um acompanhamento dos níveis de estoques comerciais, de forma que os pedidos sejam emitidos assim que identificada uma nova demanda. Passam pela plataforma uma média de 82 mil pedidos mensais e a Medley consegue fazer um gerenciamento efetivo da força de vendas dos 48 distribuidores no Brasil, que se ramificam em 114 filiais. De forma indireta, a ferramenta também beneficia os hospitais ao viabilizar um atendimento mais rápido e organizado dos pedidos e garantir redução significativa de erros.

"Desde a adoção da ferramenta, também temos mais controle para conseguir direcionar e realizar as cobranças necessárias. Além disso, conseguimos avaliar, por meio dos relatórios gerenciais emitidos pelo e-Trade, se as farmácias estão realmente vendendo nossos produtos, quantidade disponível em estoque, entre outros recursos que não eram tão transparentes e objetivos", afirma Dias. O executivo salienta que além de oferecer acessibilidade, o e-Trade também é uma ferramenta estável e fácil de usar, características fundamentais para a escolha da plataforma.

Aos parceiros comerciais, ela permite acesso à gestão das transações comerciais e a possibilidade de serem criadas campanhas de venda com base nos resultados obtidos, podendo gerar rendimentos à empresa.


INVESTIMENTO


José Ricardo Ferreira, diretor comercial da Entire TP, informa que o investimento médio para a aquisição da solução B2B é de US$ 300 mil e que os contratos são firmados pela indústria e pela distribuidora que é integrada ao sistema. "A solução age como um intermediador entre esses dois agentes", explica.

O projeto empreendido pela Medley não contempla todos os módulos da solução, que engloba as plataformas e-Supply, focada em aprimorar a integração das equipes de vendas pela automação das operações; e o e-Interchange, que integra os processos existentes e visa a comunicação entre sistemas.

Segundo a Medley, foi definido um plano para aquisição desses módulos ao longo de 2011 e 2012. Ferreira, da Entire TP, informa que o investimento feito pela Medley contempla o portal de relacionamento comercial, o sistema de controle de contas e o software de pesquisa de vendas.


Fonte: TI Inside