quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Johnson & Johnson condenada a pagar 130 milhões de dólares à Basilea


Um tribunal de arbitragem holandês determinou que a Johnson & Johnson (J&J) violou o seu acordo com a Basilea para o antibiótico Zevtera® (ceftobiprole), e condenou a empresa a pagar cerca de 130 milhões de dólares em compensação, anunciou a Basilea na segunda-feira, avança o site FirstWord.

O tribunal determinou que a J&J "causou a rejeição" do Zevtera® pelas entidades reguladoras nos EUA e na Europa por não fiscalizar adequadamente os ensaios clínicos do produto.

Ao proferir a sua decisão, que é "imediatamente aplicável", o painel de arbitragem rejeitou várias "reivindicações e denúncias" da Basilea. A Johnson & Johnson recusou-se a fornecer mais detalhes, alegando questões de confidencialidade.

As empresas encerraram a sua parceria com o Zevtera® em Fevereiro, com um período de transição de um ano, e a Johnson & Johnson retirou o medicamento dos mercados em que foi aprovado.

O CEO da Basilea, Anthony Man, afirmou que a empresa agora está "concentrada em completar o retorno do ceftobiprole para a Basilea o mais tardar em Fevereiro 2011, para que possamos avançar com o seu desenvolvimento futuro". A companhia está aberta a todas as ideias para o desenvolvimento do fármaco, incluindo potencialmente encontrar um novo parceiro, acrescentou o CEO.