segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Abradilan divulga manifesto sobre nova regra para compra de antibióticos

O presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores dos Laboratórios Nacionais (Abradilan), Aclair Machado, se manifestou através de nota sobre a nova regra para compra de antibióticos. Ele observa que a medida criou polêmica no setor farmacêutico e entre os consumidores. “Temos uma grande preocupação com essa resolução, pois ela trará sérios problemas para quem precisa do medicamento. Não somos contra o controle dos antibióticos, o problema é que o sistema brasileiro de saúde, apesar de todo esforço do governo, não oferece à população condições adequadas para acesso à consulta médica”, explicou.



“Temos no Brasil cerca de 1.606 municípios sem um único hospital público. E em mil deles só há médico uma única vez por mês. Esse triste cenário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode separar o paciente de sua receita e, consequentemente, do seu medicamento, postergando o tratamento em muito dias, o que pode acarretar em complicações mais severas ao doente”, disse em nota.



A farmacêutica de uma drogaria de Rio Claro, Daniela Falco Pereira Picca, acredita que a medida poderá causar impacto negativo nas vendas de antibióticos. “Acredito que as vendas caiam cerca de 20% a 30%. Acho que primeiro deveriam melhorar o sistema de saúde, pois quem será prejudicado será o paciente”, avalia.



“Acho que é uma medida boa, porque as pessoas pensam que o mesmo antibiótico que foi usado por um paciente poderá resolver o problema de todos. Então irá combater a automedicação, porque, de tanto as pessoas tomarem antibióticos sem prescrição médica, estão surgindo bactérias resistentes”, explica a profissional.

Fonte:http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/dia-a-dia/saude/69054--Abradilan-divulga-manifesto--