quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

GSK confirma investimento no Reino Unido após corte de impostos de patentes


A GlaxoSmithKline (GSK) confirmou segunda-feira os seus planos já anunciados para investir 500 milhões de libras (778 milhões de dólares) em programas de produção no Reino Unido, depois de o governo britânico se ter comprometido a cortar a taxa de IRC sobre os rendimentos provenientes de patentes. De acordo com a farmacêutica, "estes novos investimentos levarão à criação de cerca de 1000 novos postos de trabalho no Reino Unido durante a vida útil dos projectos".

Os planos de "caixa de patentes" foram inicialmente elaborados no ano passado, e o novo governo do Reino Unido anunciou que vai agora avançar com o regime, que se destina a incentivar a investigação no país.

O CEO da GSK, Andrew Witty, disse que a legislação "vai permitir aumentar o investimento nas comunidades onde temos instalações de produção através da ampliação das actuais unidades e com a construção de uma nova unidade de produção".

A companhia planeia construir uma nova fábrica para produzir produtos biofarmacêuticos, e também irá expandir uma fábrica já existente para fazer a próxima geração de medicamentos respiratórios.

"Com um ambiente mais amigável em relação a patentes, também planeamos lançar um novo fundo britânico de capital de risco e investir em novas tecnologias, como a química verde", acrescentou Witty.