segunda-feira, 2 de agosto de 2010

L’Oréal quer crescer na cola da Lojas Renner e da Sacks


O mercado de cosméticos e perfumes importados de luxo tornou-se acessível à classe C, que parcela em até 12 vezes a compra de fragrâncias de R$ 150 a R$ 200 em lojas de departamentos e no comércio eletrônico.

"O Brasil está descobrindo os perfumes seletivos (importados de luxo)", afirma Cristina Conforto, diretora de marketing da L'Oréal Brasil.

Hoje, a penetração dos perfumes no mercado brasileiro é alta, mas a destes produtos importados e de luxo ainda é baixa, embora crescente.

Atualmente, esses perfumes respondem por cerca de 8% do total de fragrâncias vendidas no país.

"No ano passado, cresceu 10% e a previsão era repetir este percentual neste ano. No entanto, como as vendas vêm surpreendendo, acho que o país crescerá 13%", conta a executiva.

Embora Cristina diga que "o céu é o limite" para alavancar as vendas de perfumes importados no país, o grande desafio é a distribuição.

O país tem por volta de 500 pontos de venda - de perfumarias a lojas multiprodutos que comercializam fragrâncias - para atender uma população de mais de 190 milhões de brasileiros.

"Há menos perfumarias do que a gente gostaria, embora existam boas em grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador."

Contudo, ela fala da dificuldade de chegar em outras cidades como as do Norte do país. Há, hoje, 350 cidades brasileiras sem uma única loja deste tipo.

A Renner é frequentemente apontada pelas diferentes grifes de perfume como uma saída para as vendas.

A rede, que tem 124 lojas espalhadas por todos os estados do país, é a principal compradora de perfumes da L'Oréal Brasil hoje, conforme informa Cristina.

"Além de estar espalhada por todos os estados, a Renner dá maior acessibilidade à população, uma vez que parcela as compras."

Sites como o Sacks também são importantes para os perfumes da empresa francesa chegarem a cidades onde não há uma única perfumaria.

"A Sacks é o nosso primeiro ponto de venda no país, seguido pela loja virtual da Lancôme, que está no ar há três anos no Brasil", afirma Cinthia Marino, diretora de marketing de Lancôme.

O objetivo, segundo ela, é chegar onde a perfumaria não chega.

Aroma nordestino

A mulher que vive no Nordeste gosta de perfume forte e marcante, garantem as executivas da L'Oréal. A matriz francesa é que parece não entender esta predileção.

Eles pensam que os perfumes frescos é que vão fazer mais sucesso aqui, pelo fato de o Brasil ser um país tropical.

"Temos sempre que explicar que as mulheres, em especial as do Nordeste, gostam de perfumes marcantes", diz Cinthia.