segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Esmalte, o grande vilão

A dermatologista Luisimara Garcia afirma que um dos maiores alergênicos existentes nas nécessaires de suas pacientes é o esmalte. Geralmente, a alergia deve-se à presença de tolueno, formaldeído e dibutilftalato na composição do produto. Essas substâncias geralmente causam alergia atópica, ou seja, fora da área de aplicação. As áreas afetadas pela vermelhidão, inchaço e prurido são as pálpebras, podendo se espalhar pelo rosto. “Minhas pacientes passam meses deixando de usar cremes e maquiagens acreditando ser o motivo da alergia. Quando digo que o problema é o esmalte, a maioria não acredita, já que ele não costuma irritar a área das mãos, apenas do rosto”, explica Luisimara.

Verônica Oliveira, 49 anos, levou quase um ano para descobrir que a causa para os olhos inchados e vermelhos era o esmalte. No ano 2000, Verônica procurou alergologistas. “O médico disse que eu não devia passar tanta porcaria no rosto — logo eu, que uso pouca maquiagem”, brinca Verônica. “Ele me receitou vários remédios que ajudaram, mas que nunca eliminaram de vez a alergia no rosto.” Só no fim daquele ano, Verônica descobriu a causa. “Minha dermatologista me avisou que se eu quisesse manter o hábito teria que recorrer a esmaltes hipoalergênicos, que na época eram caros e pouco variados. Valeu a pena. Hoje, temos mais opções nos mercados e farmácias.”


fonte : Alanac