segunda-feira, 11 de julho de 2011
Chá verde diminui o colesterol, embora não muito
Segundo um estudo chinês, beber chá verde parece diminuir o “mau” colesterol. A descoberta pode explicar porque a bebida já foi associada a um menor risco de doenças cardíacas, principal causa de morte em todo o mundo.
O novo estudo analisou os resultados de 14 pesquisas anteriores. Em cada uma delas, os pesquisadores dividiram aleatoriamente os participantes em dois grupos: um que bebeu chá verde ou tomou um extrato por períodos que variam de três semanas a três meses, e um que tomou uma bebida inativa.
Em média, aqueles que receberam chá verde terminaram com níveis de colesterol totais 7,2 miligramas por decilitro (mg /dL) menores do que o grupo de comparação. O colesterol “mau”, ou LDL, caiu 2,2 mg/dL, diminuição de pouco menos de 2%. Não houve diferença nos níveis de colesterol “bom”, ou HDL.
Segundo os pesquisadores, os efeitos de redução do colesterol do chá verde podem ser devidos a produtos químicos conhecidos como catequinas, que diminuem a absorção do colesterol no intestino.
No Reino Unido e em outros cantos do planeta, é comum para as pessoas beberem chá. Já na América, poucas pessoas têm esse hábito. Assim, incentivar o consumo da bebida poderia ter benefícios significativos para a saúde global da população.
Ainda assim, especialistas advertem que o chá verde não deve ser usado como medicamento para o colesterol elevado, pois o efeito encontrado no estudo chinês foi pequeno. Ou seja, a ingestão da bebida não deve ser recomendada no lugar de remédios bem comprovados de redução do colesterol.
Também, alguns pesquisadores têm levantado preocupações sobre possíveis efeitos adversos do consumo pesado de chá verde ou seu extrato. Por exemplo, uma dúzia de relatórios indica que a bebida produz danos no fígado, e também pode interagir com certos medicamentos para reduzir a sua eficácia.
Ainda assim, os cientistas acreditam que doses menores do chá poderiam ser um componente útil de uma dieta saudável para o coração, com benefícios que podem ir além de seu efeito sobre o colesterol.[Reuters]