terça-feira, 12 de julho de 2011

Anticoagulante oral da Bayer é aprovado pelo FDA

Tratamento com comprimidos de rivaroxabana pode prevenir a trombose venosa profunda, que atinge uma em cada mil pessoas por ano e acomete até 60% dos pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas de joelho e quadril.

O órgão regulador do setor de medicamentos dos Estados Unidos, o FDA (sigla para Food and Drug Administration) acaba de aprovar a rivaroxabana (Xarelto®, da Bayer HealthCare Pharmaceuticals), para a prevenção da trombose venosa profunda (TVP). Trata-se do primeiro tratamento oral de dose única para prevenção da TVP em pacientes submetidos à cirurgia de artroplastia de quadril ou joelho. O medicamento é o único anticoagulante oral com aprovação norte-americana para a profilaxia da TVP em pacientes submetidos a esse tipo de cirurgia, à qual são submetidos cerca de 800 mil norte-americanos por ano, de acordo com a American Academy of Orthopedic Surgeons.

O Xarelto® já foi lançado no Brasil, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a mesma indicação. O tratamento profilático oral à base de rivaroxabana já é disponível em mais de 100 países.

Como age a rivaroxabana, princípio ativo de Xarelto® – A rivaroxabana é um anticoagulante que age especificamente sobre o fator que atua na formação dos coágulos chamado fator Xa. O medicamento garante comodidade ao paciente, pois é administrado via oral em dose única diária, enquanto a maioria dos tratamentos é injetável. Ao contrário dos medicamentos disponíveis no mercado, a rivaroxabana não possui interação alimentar ou medicamentosa e não demanda monitoramento da atividade de coagulação por meio de exames de sangue, nem de ajustes frequentes da dose. “Esse medicamento representa uma evolução para a prevenção da trombose venosa profunda, pois garante mais conforto e comodidade ao paciente que pode fazer o tratamento em casa”, afirma o Dr. Marcos Lago, Gerente Médico da Bayer HealthCare Pharmaceuticals.

A formação de coágulos sanguíneos nas veias (mais frequente na perna ou na coxa) é responsável pela trombose venosa profunda, que causa o entupimento das veias. Isso pode acontecer devido a problemas genéticos, lesões nas veias, em pessoas com tendência à coagulação (hipercoagulabilidade) entre outras causas. Além disso, pacientes submetidos à cirurgia de substituição total de joelho ou quadril também apresentam risco elevado, entre 40% e 60% para os que não são submetidos à prevenção adequada.

Estatísticas mundiais revelam que a trombose venosa profunda é a terceira doença cardiovascular mais frequente no mundo depois dos problemas de coração e do derrame (AVC).

Uma nova indicação para a rivaroxabana – A rivaroxabana (Xarelto®, da Bayer HealthCare Pharmaceuticals) está sendo analisada por autoridades de saúde ao redor do mundo – incluindo Brasil, EUA, Japão e Europa – para a prevenção de acidente vascular cerebral (AVC) em pacientes com fibrilação atrial. A submissão da rivaroxabana a essas aprovações tem como base os resultados do estudo global ROCKET AF e do estudo de Fase III J-ROCKET AF, que foi totalmente conduzido no Japão. Esses estudos investigaram o desempenho da rivaroxabana em comparação a doses ajustadas de varfarina em pacientes com fibrilação atrial em risco para AVC.

Resultados preliminares do estudo de Fase III ROCKET AF, realizado com mais de 14 mil pacientes em 1.100 centros de pesquisa de 45 países, mostram que a rivaroxabana atingiu o objetivo de eficácia para a prevenção de AVC. O desempenho da rivaroxabana, na dose de 20 mg, uma vez ao dia, foi superior quando comparado com a terapia padrão (varfarina) com a dose ajustada em pacientes portadores de fibrilação atrial (FA), apresentando 21% de diminuição do risco de ocorrência de um AVC e de embolia sistêmica.

Perfil-A Bayer HealthCare Pharmaceuticals, divisão da Bayer HealthCare, reúne 38 mil funcionários, em mais de 150 países e está entre as dez maiores corporações de especialidades farmacêuticas do mundo com faturamento anual superior a €10 bilhões. A Bayer HealthCare Pharmaceuticals é formada pela união mundial da Bayer e da Schering AG, oficializada em 2006. A unidade brasileira é a sua maior subsidiária na América Latina. A atuação no Brasil contempla diferentes áreas de negócio: Saúde Feminina, Medicina Especializada, Medicina Geral e Diagnósticos por Imagem.