sexta-feira, 10 de junho de 2011

Antibióticos cresceram 15% em média nos últimos três anos


O mercado de antibióticos - classe terapêutica dos Antibacterianos sistêmicos, segundo classificação da consultoria que audita a indústria farmacêutica IMS Health - está crescendo no Brasil a uma média anual de 15% nos últimos três anos.


Em abril, esses produtos movimentaram R$ 2,006 bilhões, o que representou avanço de 15,7% frente ao período anterior. Em unidades, foram vendidas mais de 96 milhões antibióticos no país entre abril do ano passado e abril de 2011, alta de 11,3%.

Dentre as empresas de maior sucesso no segmento, há muitas brasileiras. Em primeiro lugar no ranking de vendas (em receita) da IMS, está a EMS Pharma, seguida da Medley. O Teuto Brasileiro ocupa a nona posição.

O crescimento desse mercado no país tem sido impulsionado pela emergência da classe C e aumento do poder de compra da população. Mas outro fator importante é a ampliação dos atendimentos nos hospitais.

"O crescimento se dá diante de uma revisão da padronização da utilização dos medicamentos nos hospitais, principalmente os públicos. Agora, os hospitais querem ter um arsenal mais amplo de medicamentos para atender os diferentes problemas dos pacientes. Além disso, há mais leitos nos hospitais", afirma o diretor comercial da divisão hospitalar do Teuto Laboratório, Eduardo Picoli.