sábado, 12 de março de 2011

Nycomed quer ampliar vendas no Brasil


A farmacêutica Nycomed, com sede na Suíça, está decidida a aumentar a sua participação nos mercados emergentes, especialmente no Brasil. Nos três últimos meses, a empresa recrutou e treinou mais 130 funcionários no país, para expandir as vendas dos seus medicamentos para hospitais e clínicos gerais. “Actualmente somos o segundo mercado da Nycomed no mundo, atrás da Rússia, e queremos ser o primeiro”, afirma Luiz Eduardo Violland, principal executivo do grupo no país, citado pelo Brasil Econômico.

Com uma participação de 2% no segmento farmacêutico brasileiro, a empresa planeia crescer, em média, 15% ao ano até dobrar de tamanho, com uma estratégia focada na expansão de vendas nos hospitais e clínicas gerais e no lançamento de novos produtos.

Não está descartada a aquisição de laboratórios nacionais ou mesmo de marcas, intenção anunciada no ano passado mas ainda não concretizada. A empresa dispõe de cerca de 300 milhões de dólares para a compra, mas considera que o mercado está inflacionado e as negociações em andamento foram interrompidas. No entanto, “se surgir um bom negócio que dê retorno, esse investimento pode voltar a ocorrer”, admite Violland.

Expansão em vários países

O grupo acaba de adquirir os Laboratórios Farmacol, da Colômbia, que operam nas áreas de gastroenterologia, ginecologia e doenças respiratórias com fármacos próprios. E, no ano passado, deu sinal de que pretende crescer na China com a aquisição de 51,3% da Guandong Techpool, empresa local.

No Brasil, as áreas de maior foco são a gastroenterologia, doenças respiratórias e dor. Actualmente, a divisão de OTC representa 40% das receitas da companhia. A área de medicamentos sob prescrição tem 50% e a área hospitalar 10%.

Esta proporção pode mudar, segundo prevê Giles Platford, general manager da Nycomed, uma vez que a tendência geral é de crescimento da área hospitalar acima das outras. O primeiro produto desse segmento é o Tachosil®, usado em cirurgias de fígado, lançado no ano passado.

Outro objectivo da empresa é aumentar a participação no mercado de medicamentos para doenças respiratórias, com potencial na ordem dos 18 mil milhões de dólares. “O que somos em gastroenterologia hoje seremos em doenças respiratórias em cinco anos”, afirma Platford. O primeiro medicamento dessa linha, que acaba de receber autorização para comercialização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o Daxas®, para a DPOC. A comercialização está prevista para o segundo trimestre deste ano.