sábado, 12 de março de 2011

Johnson & Johnson entra em acordo com FDA sobre três fábricas


A Johnson & Johnson anunciou quinta-feira que finalizou os termos de um decreto de consentimento com a FDA (entidade que regula os medicamentos nos EUA) sobre três unidades de fabrico implicadas em problemas de produção, avança o site FirstWord.

Sob os termos do acordo, que está pendente de aprovação num tribunal federal, a unidade McNeil da Johnson & Johnson ficou proibida de fabricar ou distribuir medicamentos a partir de sua fábrica em Fort Washington, na Pensilvânia, até que a FDA permita que a fábrica reabra e um perito independente emita um certificado de conformidade. A subsidiária da Johnson & Johnson fechou a fábrica no ano passado após a retirada de vários medicamentos líquidos utilizados em produtos infantis.

A farmacêutica está autorizada a retomar as operações nas suas fábricas em Las Piedras, Porto Rico, e Lancaster, Pensilvânia, mas o decreto exige que a empresa "obedeça a um calendário rigoroso para por as suas instalações em conformidade" com as boas práticas de fabrico.

O acordo também prevê a destruição de todos os medicamentos fabricados desde Dezembro de 2009 nos três locais sob o controlo da unidade McNeil.

No caso de a empresa violar o decreto de autorização, a FDA disse que a farmacêutica poderia estar sujeita a multas de 15 mil dólares por dia e mais 15 mil dólares por cada violação da lei, até 10 milhões de dólares por ano.