quinta-feira, 3 de março de 2011

Nycomed lança droga para o pulmão


Com a promessa de aumentar a sua presença no mercado brasileiro de doenças alérgicas e respiratórias, a Nycomed aposta no lançamento do Daxas, que acaba de receber autorização para comercialização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Trata-se de uma nova classe de medicamentos que complementa o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPDOC), como bronquite crônica e enfisema pulmonar, que ocorre, na maioria dos casos, em fumantes.
Pelos cálculos da farmacêutica suíça, a nova droga via oral é inédita no país para doenças respiratórias. “A Nycomed pretende se estabelecer como uma das principais companhias da área respiratória com o lançamento deste e de outros produtos nos próximos anos”, diz Giles Platford, gerente- geral no Brasil. O mercado global de asma e de DPOC deverá movimentar US$ 18 bilhões em 2011.
Pesquisas clínicas As pesquisas com o princípio ativo do medicamento começaram na Europa há cerca de vinte anos e ainda continuam, uma vez que a DPOC constitui uma das principais causas de morte no mundo. O Brasil participou do último estudo clínico em conjunto com outros treze países, realizado no ano passado.
Segundo Luiz Eduardo Violland, presidente da Nycomed no Brasil, está prevista a participação do país no próximo protocolo de acompanhamento que deverá durar cinco anos e ainda está em fase de planejamento.
Na sua visita ao Brasil, na semana passada, o presidente mundial da Nycomed, Håkan Björklund, lembrou que, nos próximos anos, os brasileiros verão mais pesquisas sendo realizadas na América Latina e na Ásia: “Nós pretendemos ampliar nossos produtos de acordo com o interesse desses países, e não apenas dos europeus”.