quarta-feira, 2 de março de 2011

HPV: Roche termina acordo de vacina com a Transgene


A Roche terminou o acordo com a Transgene da vacina terapêutica contra o HPV TG4001, noticia o site InPharm.

A vacina está a ser testada em ensaios de fase IIb para doenças causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV), incluindo lesões de alto grau do colo do útero, precursoras do cancro cervical.

A Roche afirmou que a decisão de acabar com o acordo não foi impulsionada por dados do estudo, que forneceram resultados positivos da vacina.

A gigante farmacêutica suíça vai rescindir formalmente o contrato neste verão, deixando a Transgene com plenos direitos de desenvolvimento e comerciais da TG4001.

A empresa francesa de biotecnologia não espera que esta decisão lhe cause "um impacto financeiro significativo" e planeia começar a fase III de desenvolvimento, com um novo parceiro, no final de 2012.

Philippe Archinard, presidente e director executivo da Transgene, disse que "apesar de termos pena de perder a Roche como parceiro corporativo, continuamos comprometidos com o desenvolvimento do produto”.

"Além disso, neste novo contexto, o valor da TG4001 para a Transgene aumenta significativamente, e vai aumentar ainda mais se os dados clínicos do estudo de fase IIb, em andamento, forem positivos".

A TG4001 foi desenvolvida para expressar antigénios do HPV16 e um adjuvante.

A vacina foi criada para ter uma abordagem em duas vertentes anti-virais: alertar o sistema imunológico especificamente para as células infectadas pelo HPV16 que começaram a sofrer uma transformação pré-cancerosa, e para estimular a actividade de compensação de infecção do sistema imunológico através de um adjuvante (interleucina 2).