quarta-feira, 2 de março de 2011
Fujifilm compra divisão de biotec da MSD
A Fujifilm acordou adquirir a Bio-Manufacturing Network da MSD, incluindo duas fábricas de biotecnologia – uma nos EUA e outra na Grã-Bretanha, informam as duas companhias em comunicado, citado pelo jornal económico OJE.
As multinacionais não revelam as condições financeiras do acordo, mas o diário japonês “Nikkei” avança que ronda os 490 milhões de dólares (356 milhões de euros).
Sob os termos do acordo, a Fujifilm adquire todos os interesses em duas unidades da MSD, a Diosynth RTP e a MSD Biologics, que, juntas, detêm os activos da Merck BioManufacturing Network e englobam a fábrica no Research Triangle Park, na Carolina do Norte, EUA, assim como a fábrica em Billingham, situada no nordeste de Inglaterra.
“Esta aquisição é uma importante adição para o nosso negócio farmacêutico”, afirma o chief executive da Fujifilm, Shigetaka Komori.
Faz parte do acordo com a Fujifilm a MSD continuar a desenvolver as actividades e produção nas duas unidades que está a vender.
A MSD está a desinvestir na produção na área de biologia, continuando, no entanto, a desenvolver e comercializar medicamentos na área de biotecnologia como parte da sua estratégia de desenvolvimento.
A Fujifilm tem estado a expandir o negócio para as áreas médica e farmacêutica, à medida que a procura pelo papel fotográfico decresce com o aumento da procura e maior utilização de máquinas digitais.