terça-feira, 15 de março de 2011

Lucro da Hypermarcas cai 10% em 2010, para R$ 262 milhões


A fabricante de bens de consumo Hypermarcas reportou lucro líquido de R$ 261,9 milhões em 2010, queda de 10% em relação ao ano anterior, com maior peso das dívidas após sete aquisições.

A receita líquida da empresa cresceu 60,6%, a R$ 3,16 bilhões no ano.

Em 2010, a Hypermarcas adquiriu as empresas Luper, Sapeka, Sanifill, York, Bitufo, Pom Pom Sabonetes e Perfex. A companhia havia comprado cinco empresas em 2009 e mais quatro em 2008.

De acordo com a Hypermarcas, serão capturados R$ 115 milhões em sinergias até 2012. Desse total, R$ 15 milhões já foram capturados no quarto trimestre.

No entanto, as despesas com juros passaram de R$ 26,4 milhões para R$ 127,3 milhões no ano, o que, segundo a empresa, reflete o aumento do endividamento médio após as aquisições e despesas com variação cambial.

A geração operacional de caixa teve aumento em 2010, passando de R$ 504,5 milhões para R$ 734,5 milhões.

No quarto trimestre, o lucro atingiu R$ 87,9 milhões, um avanço de 5,8% frente ao obtido um ano antes. A receita aumentou 34% na mesma base de comparação, para R$ 942,6 milhões e a geração operacional de caixa cresceu 44% para R$ 223,6 milhões.