quinta-feira, 17 de março de 2011

Diabetes tipo 2: metformina é o melhor tratamento de primeira linha


Embora existam diversas alternativas ao nível da medicação oral para a diabetes tipo 2, a metformina continua a ser a melhor opção para tratamento de primeira linha, concluiu um estudo feito aos diferentes fármacos indicados para esta doença, citado pelo site Tribuna Médica Press.



Esta análise abrangeu seis classes de medicamentos orais e demonstrou que todos baixam em quantidades semelhantes os níveis de açúcar no sangue. Contudo, dizem os investigadores, a metformina é provavelmente a melhor escolha para tratamento de primeira linha porque provoca menos efeitos secundários e porque, por ser mais antiga e estar disponível em genérico, representa menos custos para o paciente.



Esta investigação, que resultou de uma revisão de 166 estudos, debruçou-se sobre seis classes de fármacos: metformina, sulfonilureias, tiazolidinedionas, meglitinidas, inibidores de DPP-4 e agonistas do receptor do glp-1.



Foi desenvolvida por investigadores das Universidades Johns Hopkins, Case Western Reserve e da Carolina do Norte e os resultados foram publicados na edição online da revista Annals of Internal Medicine.