terça-feira, 15 de março de 2011

Janssen apresenta fármaco biológico inovador para a psoríase


A Janssen Portugal anunciou o lançamento no mercado português de um novo medicamento — Stelara® — para o tratamento da psoríase em placas moderada a grave, avança o jornal Tempo Medicina.



O fármaco, agora disponível, possui, de acordo com um comunicado à imprensa, "um mecanismo de acção inovador, sendo o primeiro de uma nova classe de anticorpos monoclonais, que têm por alvo selectivo a subunidade p40 da IL-12 e IL-23, suprimindo a actividade inflamatória associada à psoríase mediada por estas interleucinas".


Esta inovação foi aprovada pelas autoridades europeias com base em dois grandes estudos clínicos de fase 3 multicêntricos, aleatorizados e de dupla ocultação, envolvendo quase 2000 doentes nos quais foram avaliadas a eficácia e tolerabilidade do fármaco no tratamento da psoríase em placas moderada a grave.


A comparticipação do medicamento, que é sujeito a receita médica, foi aprovada em Fevereiro deste ano, "permitindo o acesso dos doentes adultos que falharam outros tratamentos sistémicos prévios, como a ciclosporina, metotrexato e PUVA".