segunda-feira, 28 de março de 2011

Boehringer Ingelheim finaliza aquisição da unidade de Fremont da Amgen nos EUA


A Boehringer Ingelheim completou sexta-feira, formalmente, a aquisição da unidade de desenvolvimento e produção de produtos biofarmacêuticos da Amgen, em Fremont, Califórnia (EUA), avança a PRNewswire.

A aquisição envolve arrendamento de prédios, compra de equipamentos físicos e o controlo de processos de produção executados na unidade de Fremont. As instalações de última geração da empresa, que emprega actualmente mais de 300 pessoas, têm mais de 200 mil metros quadrados, com laboratórios, fabrico e desenvolvimento de processos apropriados para suprimento clínico e de mercado.

O acordo de compra foi assinado em Janeiro de 2011. As empresas concordaram em não divulgar os detalhes do preço de aquisição.

"A nossa presença em Fremont, Califórnia, alinha-se com a nossa estratégia de crescimento, de diversas maneiras", disse o vice-presidente sénior do sector biofarmacêutico corporativo da Boehringer Ingelheim, Simon Sturge. "A decisão estratégica de ter uma unidade estado da arte para a produção, por contrato, na concentração geográfica da biotecnologia na "Bay Area" (região de São
Francisco, nos EUA), irá ampliar significativamente as oportunidades da Boehringer Ingelheim de atender os seus clientes actuais e futuros. Além disso, o conhecimento tecnológico disponível em Fremont irá complementar o nosso objectivo de aumentar ainda mais a posição de liderança mundial da Boehringer Ingelheim no processo de desenvolvimento e fabrico de produtos biofarmacêuticos", declarou.

Como uma unidade de produção totalmente integrada, o laboratório de Fremont complementa os recursos e a tecnologia já à disposição da rede de produtos biofarmacêuticos da Boehringer Ingelheim, estabelecida em Biberach, Alemanha, e Viena, Áustria.

A Boehringer Ingelheim tem sido uma fabricante sob contrato para a Amgen há dez anos e irá continuar a apoiar a distribuição da Amgen de medicamentos seguros e eficazes a pacientes de todo o mundo. "Estamos ansiosos para manter essa parceria de fabricante sob contrato com a Amgen", disse Simon Sturge.