domingo, 6 de fevereiro de 2011
Daichii Sankyo quer duplicar vendas na Europa
A Daiichi Sankyo Company subiu ao segundo lugar do ranking das empresas farmacêuticas do Japão em 2010 e quer duplicar as suas vendas no mercado europeu até 2012, atingindo a meta de 1,2 mil milhões de euros, revelou Reinhard Bauer, presidente executivo da multinacional na Europa, citado pelo Semanário Expresso.
Este objectivo ambicioso inclui os negócios da subsidiária indiana Ranbaxy Laboratories, comprada no final de 2008, "que tem um bom desempenho no mercado europeu", acrescentou Bauer. O gestor falava em Tóquio a um grupo de jornalistas sobre a estratégia de expansão dos negócios e das actividades de investigação e desenvolvimento (I&D) da empresa, que está em 199º lugar, a nível mundial, em termos de vendas do sector, mas que tem uma posição modesta na Europa e em Portugal, onde ocupa a 50ª posição. Por isso, aposta numa estratégia agressiva no continente europeu.
Crescer depressa
"Queremos crescer depressa e estamos atentos a todas as oportunidades de aquisição de novas empresas, incluindo na área da biotecnologia", afirmou na mesma ocasião Takeshi Ogita, administrador da Daiichi no Japão, salientando que a farmacêutica "investe por ano cerca de 20% das vendas em I&D".
Desde 2009, essa estratégia de expansão na Europa passou pela aquisição da força de vendas da Merck Serono em Itália e na Irlanda, e dos produtos da mesma companhia na Irlanda, bem como a realização de acordos de cooperação com as empresas Morphosys, Biolnvent (Suécia) e Kinaxo (Alemanha). E também pelo lançamento de produtos emblemáticos para a Daiichi como o Efient®, em particular nos grandes mercados - Espanha, França e Itália. O Efient® é um medicamento destinado a reduzir o risco de problemas cardíacos, como enfartes, em doentes tratados por angioplastia (cirurgia destinada a desobstruir as artérias). A Daiichi estima que 345 mil doentes já tenham sido tratados com este produto, que permitiu salvar cerca de seis mil vidas por ano.
Apostar nas terapias cardiovasculares
Este e outros fármacos relacionados com as terapias cardiovasculares - nomeadamente contra a hipertensão - estão a ser os principais responsáveis pelo crescimento dos negócios no mercado europeu. "Os resultados que já alcançámos nos doentes e a ausência de efeitos secundários estão a convencer os médicos a prescreverem os nossos medicamentos na Europa", assinala Reinhard Bauer.
Com sede na Alemanha (Munique), a Daiichi Sankyo Europe tem 2500 empregados, duas fábricas e três centros de investigação. No Japão, é a companhia farmacêutica que mais investe em investigação clínica. Uma das principais apostas nesta área é um novo medicamento anticoagulante para a prevenção da trombose, o Edoxaban®, que está a ser testado em cerca de 30 mil doentes.