terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Novartis inicia ensaio de versão biosimilar do Rituxan® da Roche


A Novartis anunciou esta terça-feira que a sua unidade Sandoz iniciou um ensaio de fase intermédia de uma versão biosimilar do Rituxan®/MabThera (rituximabe) da Roche em doentes com artrite reumatóide. A companhia avançou que os resultados gerados até à data sugerem que a sua versão biosimilar do Rituxan® "é muito semelhante ao medicamento de referência, justificando o início dos estudos clínicos", avança o site FirstWord

Comentando a notícia, o analista do Bank Vontobel Andrew Weiss disse que "o lançamento do programa de ensaios de Fase II para o biosimilar do rituximab sublinha claramente a posição de liderança da Sandoz na área dos biosimilares".

A Sandoz disse que tem actualmente oito a 10 moléculas biosimilares em vários estágios de desenvolvimento.

Na semana passada, a Spectrum Pharmaceuticals anunciou ter assinado um acordo com a Viropro para desenvolver uma versão biosimilar do Rituxan® e, em 2010, a Teva confirmou que tinha dado início a um ensaio clínico de comparação do fármaco da Roche com a sua versão biosimilar em doentes com artrite reumatóide.

O CFO da Roche, Erich Hunziker, disse que a empresa tem uma estratégia para defender os seus medicamentos de biotecnologia da concorrência dos genéricos, mas acrescentou que "seria estúpido dizer a nossa estratégia de defesa". Em referência à expirações de patentes próximas, o executivo assegurou que "podem ter certeza que temos três ou quatro anos para nos prepararmos".