terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cristália faz parceria para chegar à Europa e aos EUA


O laboratório Cristália está próximo de iniciar uma parceria com a subsidiária de uma empresa farmoquímica italiana para ampliar suas exportações e ingressar em grandes mercados, como Estados Unidos e países da Europa. Trata-se de um sonho antigo, materializado coma inauguração da unidade da empresa em Itapira, interior de São Paulo, no início do ano.“Agora, com a associação, a entrada nestes mercados será mais fácil”, afirma o médico Ogari Pacheco, presidente da Cristália. Parte do plano de crescimento da empresa visa a expansão para o mercado internacional. Além de cobrir todo o território brasileiro, principalmente para o fornecimento a hospitais, o Cristália exporta para cerca de 40 países da América Latina, Oriente Médio, Ásia e África.


O objetivo é aumentar ainda mais esse volume em um prazo de três anos. O laboratório já atende os requisitos da Food and Drug Administration (FDA), órgão americano de vigilância sanitária, e da European Medicines Agency (Emea), instituição reguladora similar europeia.

Parcerias

Pacheco não revelou o nome da empresa italiana à qual pretende associar-se e que, segundo ele, já exporta para os Estados Unidos. O acordo visa a produção de insumos e matérias-primas. O Cristália é conhecido por suas atividades de pesquisa, desenvolvimento de princípios ativos de medicamentos e produção de moléculas, que podem ser usadas em medicamentos próprios ou exportadas. Com faturamento de R$ 600 milhões por ano, o laboratório produz hoje 180 medicamentos, grande parte destinado a hospitais, principalmente na linha de anestésicos e adjuvantes para anestesia, tendo se tornado uma grande fabricante destes produtos na América Latina.



Seguindo a política de trabalhar em parceria com outros laboratórios, o Cristália anunciou recentemente que pretende fechar, no início de 2011, uma joint-venture com a Eurofarma, para a criação de uma terceira empresa voltada para a produção de medicamentos que precisam de prescrição médica. O objetivo da nova empresa será comercializar os produtos tanto da Cristália como da Eurofarma, além daqueles na linha de lançamento dos dois laboratórios. Outros acordos deverão se concretizar no ano que vem. Em 2011, o laboratório deve ampliar a linha de cuidados dermatológicos e colocar no mercado brasileiro os produtos do Uriage, um dos mais conceituados centros dedicados à pele da França. Inicialmente serão disponibilizados 34 produtos, indicados para rejuvenescimento, proteção solar, hidratação, tratamen- to de rosácea e da pele oleosa. O Cristália anunciou também outra parceria, com a suíça Actelion, para promover no Brasil um medicamento pesquisado pelo laboratório nacional para o combate de hipertensão pulmonar. O remédio mantém o mesmo princípio ativo do Helleva, concorrente do Viagra (da americana Pfizer), para combater a disfunção erétil.