quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Novartis apresenta planos para investir em I&D e nos mercados emergentes
A Novartis anunciou na quarta-feira uma série de medidas para cortar custos e melhorar a produtividade, o que também lhe permitirá continuar a sua elevada taxa de investimento em I&D e ainda reforçar a sua posição em mercados emergentes, avança o site FirstWord.
A farmacêutica não avançou valores da potencial poupança, mas disse que iria atingi-los reduzindo os gastos em marketing e vendas, bem como racionalizando as aquisições e processos de fabrico.
No âmbito deste plano, a farmacêutica avançou que vai "desenvolver negócios significativos na China, Rússia, Brasil e Índia" durante os próximos cinco anos. A empresa também indicou que vai "investir em inovação na parte alta da indústria", numa tentativa de aumentar a parcela das vendas que derivam de fármacos de especialidades e da oncologia dos 65% actuais para 75% até 2015. O CEO da companhia, Joe Jimenez, disse que a farmacêutica "continua comprometida com a estratégia central de diversificação focalizada em segmentos de saúde de alto crescimento", acrescentando que vê um forte potencial de crescimento nos biosimilares.
A companhia disse que tem actualmente 142 medicamentos em desenvolvimento clínico, com mais de 35% destes em estudos de Fase III ou de registo, e espera apresentar 30 pedidos de aprovação antes do final de 2012.
A Novartis indicou que o crescimento do seu negócio farmacêutico será impulsionado pelas vendas de produtos lançados recentemente, como o fármaco oftalmológico Lucentis®, o tratamento oncológico Tasigna® e o tratamento para a gota Ilaris®.