quinta-feira, 18 de novembro de 2010

MSD apresenta novo medicamento para a Artrite Reumatóide


A MSD vai apresentar, numa reunião de trabalho a realizar-se no próximo dia 20 de Novembro, no Palácio da Ajuda, o seu novo medicamento Simponi®, avança comunicado de imprensa.

Simponi® pertence a uma nova geração de anticorpos monoclonais e é o único fármaco para tratamento da Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilosante e Artrite Psoriática subcutâneo mensal. Está disponível sob a forma de um novo autoinjector desenvolvido a pensar nas necessidades especiais de doentes com artrite, avança a MSD, no comunicado.

A reunião de trabalho contará com a presença de diversos especialistas internacionais de que se destacam Paul Emery, da University of Leeds (também Presidente do Commité Executivo da EULAR (european league against rheumatism), Juergen Braun, da Universidade de Bochum, Alemanha, Douglas Veale, da St Vincent’s University Hospital Dublin, Irlanda e Nathan Vastasaeger director regional de reumatologia na MSD.

Participam ainda na reunião responsáveis da reumatologia, medicina interna e dermatologia de diversos hospitais e centros hospitalares de todo o País.

A Artrite Reumatóide e a Espondilite Anquilosante são doenças reumáticas inflamatórias crónicas. Em Portugal há cerca de 70 mil doentes: 30 mil com Espondilite Anquilosante e 40 mil com Artrite Reumatóide.
A Espondilite Anquilosante é uma forma crónica de artrite, não tem cura e atinge a coluna vertebral, ombros, ancas e joelhos Em média, o problema demora dez anos ser diagnosticado.
A Artrite Reumatóide é a principal doença reumática sistémica. Os primeiros sintomas podem aparecer em qualquer idade. No entanto, geralmente revelam-se entre os 35 e os 50 anos. Quando não tratada precoce e correctamente, acarreta graves consequências para os doentes. Em 90% dos casos a doença evolui com uma destruição progressiva e irreversível das articulações, provocando, deste modo, deformação articular com consequente incapacidade funcional.