quarta-feira, 17 de novembro de 2010

AstraZeneca procura vender Astra Tech


A AstraZeneca está a tentar vender a Astra Tech, uma divisão sueca que produz implantes dentários e dispositivos médicos, por cerca de 2 mil milhões de dólares (1,46 mil milhões de euros), indicaram à agência Bloomberg três fontes próximas do processo, avança o jornal económico OJE.

O JPMorgan Chase está a ajudar a encontrar um comprador para a Astra Tech, acrescentaram as mesmas fontes. Neste sentido, o banco norte-americano terá contactado potenciais interessados nos últimos dias e planeia abordar outras fabricantes de aparelhos médicos e empresas de private-equity.

Acresce que a farmacêutica britânica pretende ainda alienar uma cadeia de centros de tratamento de cancro em regime ambulatório que detém nos EUA. Desta forma, a AstraZeneca tem estado a explorar a possibilidade de fundos de private equity estarem interessados na aquisição da Aptium Oncology, avançou uma das fontes contactadas pela Bloomberg.

A eventual operação está avaliada em valores próximos dos 500 milhões de dólares.

Sublinhe-se que a AstraZeneca enfrenta um declínio das suas vendas nos próximos quatro anos, perdendo a protecção de patentes para dois dos seus medicamentos mais vendidos: Nexium® e Seroquel®. Assim, a companhia estima que vai precisar de gerar uma verba de entre 4 mil milhões de dólares e 6 mil milhões de dólares no período em causa para ir de encontro ao seu intervalo de objectivo de vendas de entre 28 mil milhões e 34 mil milhões de dólares.