segunda-feira, 27 de junho de 2011

União Química adota solução de gestão da informação



A União Química, uma das maiores empresas da indústria farmacêutica brasileira, reestruturou sua arquitetura tecnológica, visando aprimorar seus controles internos e atender sua necessidade de crescimento nos mercados interno e externo. Com capital 100% nacional, a companhia está estruturada em duas divisões de negócio - saúde humana e saúde animal - formadas por diferentes setores de atividade.

Diante disso, a integração das informações em uma plataforma única e estável é condição fundamental para seu negócio, o que levou a União Química a substituir seu antigo ERP pela solução SAP ECC 6.0 NW 7 em plataforma IBM iSeries com banco de dados DB2/400, adquiridas junto à Dynpro Sistemas. A solução proporcionou a consolidação de operações da companhia, garantindo integridade dos dados, segurança das informações e agilidade na tomada de decisões.

“Nossa empresa segue regulamentações internacionais e nacionais, por isso é mandatório que tenhamos estabilidade, rastreabilidade e segurança das informações. Além disso, 94% dos nossos processos são automatizados e nossas operações estão distribuídas em sete localidades diferentes (Centro Administrativo, três Unidades Fabris, Unidade Gráfica e dois Centros de Distribuição), com atividades de 20 horas diárias, seis dias por semana, durante todo o ano, o que exige uma infraestrutura robusta, escalonável e, principalmente, estável”, ressalta José Luiz Junqueira Simões, gerente de Tecnologia e Informação da União Química.

O projeto, implantado em 10 meses, conseguiu solucionar o desafio de se manter o sistema disponível, estável e íntegro por meio da utilização da plataforma IBM iSeries com Banco de Dados DB2/400. Exemplo disso é que, desde seu início de operação há mais de cinco meses, nunca houve uma parada no sistema. Hoje, a companhia também consegue integrar totalmente um sistema legado em apenas dois meses. A solução foi dimensionada para suportar o crescimento da companhia ao patamar de 15% ao ano, sempre atendendo à regulamentação do setor e simplificando os processos operacionais de produção, pesquisa&desenvolvimento, comercial e administrativo.